O silêncio ajuda o cérebro a descansar, colabora com a aprendizagem, fortalece a área responsável pela memória e emoção. De quebra, proporciona o autoconhecimento, já que estimula a reflexão.
Benefícios do silêncio para a saúde mental
1. Memória, emoção e aprendizagem
Um estudo realizado em 2013 com ratos de laboratório mostrou que os animais que passaram duas horas por dia em sob silêncio acabaram desenvolvendo novas células no hipocampo, região do cérebro associada à memória, emoção e aprendizagem.
2. Autoconhecimento e comportamento reflexivo
O silêncio ainda é capaz de trazer melhor autoconhecimento por permitir com mais facilidade o comportamento reflexivo. Pesquisas indicam que a falta de som ajuda o cérebro a descansar, fazendo com que seja capaz de assimilar melhor informações internas e externas.
3. Calma e tranquilidade
Excesso de ruídos pode ter um efeito físico relevante no cérebro, resultando em níveis elevados de hormônios do estresse. Quem vive em um ambiente barulhento tem maiores chances de experimentar níveis cronicamente elevados de esgotamento e estresse. Ou seja, o silêncio evitaria esses problemas, proporcionando calma e tranquilidade.

4. Melhor desempenho em tarefas
A ciência também da observou que a poluição sonora pode ter efeito sobre o desempenho de tarefas cognitivas. O excesso de barulho prejudica até mesmo as crianças, refletindo em piores resultados na escola, de acordo com estudos.
A ciência e o corpo humano
- A ciência explica o que acontece no nosso corpo quando damos risada?
- Genes continuam vivos até dois dias após a morte, diz estudo
- Por que ficamos arrepiados quando sentimos medo?