Canivete Suíço ou “canivete do MacGyver” (por ser usado pelo famoso personagem da série de TV), virou um sinônimo de versatilidade e várias utilidades. Todo menino, ou nem tão menino assim, gostaria de ter um desses à mão em alguns momentos de enrosco.
#1 – Criado para o exército
Apesar de ser um país neutro, a Suíça tem exército. E o famoso canivete foi desenvolvido a pedido do exército, em 1891, e por isso tem o nome oficial de “Swiss Army Knife”.
#2 – Muito além da lâmina
Atualmente, existem mais de 200 modelos diferentes de Canivete Suíço. Além das célebres lâminas, tesouras, saca-rolhas ou abridor de latas, outros itens envolvem desde lentes de aumento até bússolas ou pendrives.
#3 – Queda pós-11 de setembro
Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 derrubaram as vendas de canivete suíço, uma vez que as empresas aéreas passaram a proibir a entrada de objetos cortantes nas aeronaves. É que o produto era muito vendido em Free Shops.
#4 – Nome exclusivo
Mesmo que você fabrique um canivete multiuso, não poderá usar o termo Canivete Suíço, que é patenteado pela empresa Victorinox.
#5 – Objeto de arte
O design do Canivete Suíço o transformou em objeto de adoração, a ponto de fazer parte da exposição permanente de museus, como o Museu de Artes Aplicadas de Munique, Alemanha.