
Se ainda não teve sucesso no que quer fazer, não se desespere. Nem todo mundo triunfa cedo e há diversos exemplos. Muitas vezes é melhor buscar o que gosta, pois é mais fácil de ser reconhecido, mesmo que pareça tarde.
Leia também: 10 coisas que distinguem os gênios
É o caso destes cinco notáveis:
5 – Imperador Cláudio
Este imperador romano foi ridicularizado durante sua juventude por seus problemas de saúde e sua coceira. Passou despercebido até ocupar o cargo de cônsul com seu sobrinho, o imperador Calígula. Quando estava com 46 anos, assumiu o trono devido à morte do sobrinho. Apesar da desconfiança geral, foi rei por 13 anos, realizou muito e deixou um legado de respeito.
4 – Miguel de Cervantes
Cervantes passou boa parte de sua vida desconhecido, como militar espanhol e como prisioneiro de guerra. Publicou “Dom Quixote de La Mancha” depois dos 50 anos e, a partir daí, sua fama decolou. Depois disso escreveu diversos poemas e romances, e também a segunda parte de “Dom Quixote de La Mancha”.
3 – Paul Cézanne
Hoje suas obras são famosas e valem milhões de dólares, mas Cézanne só viu o reconhecimento depois de 50 anos. Passou grande parte da sua vida tentando encontrar um estilo próprio e ser reconhecido como artista, mas recebeu muitas críticas ruins. Sua primeira exposição foi aos 56 anos e algumas de suas melhores obras foram pintadas nos seus últimos anos de vida.
2 – Charles Darwin
As investigações de Darwin não eram muito conhecidas até a publicação de “A Origem das Espécies”. Este livro foi publicado em 1859, quando já tinha 50 anos, e ainda demorou mais alguns para ser reconhecido, discutido e estudado.
Leia também: Você sabe qual era o animal preferido de Darwin?
1 – Ray Kroc
Talvez você não o reconheça pelo nome, mas este empresário de sucesso foi o criador da rede de fast food McDonald’s. Na juventude, foi vendedor de vasos de plástico e depois tornou-se vendedor de máquinas de chá. No entanto, tudo mudou quando conheceu os irmãos McDonald’s, que venderam a ele a ideia do restaurante, que o transformou em sucesso em todos os Estados Unidos. Nesta época, o empresário tinha 52 anos.





