O avanço tecnológico permitiu que os produtos fossem ficando cada vez mais baratos, acessíveis e eficientes. Mas eles também incorporaram alguns componentes perigosos, que podem ser muito nocivos à saúde. Veja a seguir 5 coisas que todo mundo usa e nem imagina o quanto faz mal:
Leia também:
Você não sabia, mas batatas podem matar; veja lista
#1 Cotonete
A cera dos ouvidos cumpre uma função muito importante de proteção. Removê-la por completo não é indicado pelos médicos. Sem contar que, ao usar os cotonetes, pode-se também empurrar a cera para dentro do ouvido, causando infecções e até a perda da audição.
#2 Absorvente interno
Por um lado, os tampões conseguem reter o sangue do endométrio dentro da vagina, mas isso pode causar infecções. Ele precisa ser mudado de 4 em 4 horas, sem contar que os produtos utilizados para confeccioná-los são tóxicos e podem causar problemas de fertilidade e até câncer.
#3 Antitranspirante com alumínio
A maioria dos desodorantes possui compostos de alumínio, que são muito eficientes para controlar a transpiração excessiva. O problema é que eles cobrem os poros e impedem que o suor saia pela pele. Alguns cientistas acreditam que isso pode desequilibrar o sistema hormonal e favorecer a formação de células cancerígenas.
#4 Xampu e cremes de limpeza facial
Alguns cosméticos são constituídos com as substâncias chamadas DEA (dietanolamina), MEA (monoetanolamina) e TEA (trietanolamina). Estes compostos não permitem que atividade hormonal funcione normalmente e estão fortemente relacionados ao desenvolvimento de câncer.
#5 Sabonete antibactericida
Este tipo de produto possui o componente chamado triclosan, que também interfere no funcionamento hormonal. O uso prolongado pode interromper o sistema endócrino e ajudar a desenvolver bactérias perigosas e resistentes.
Veja também:
Substância comum em embalagens faz mal à saúde, dizem cientistas