5 substâncias viciantes que fazem parte da alimentação

As drogas são substâncias que modificam as funções regulares do organismo. Algumas são extremamente nocivas e geram dependência, pelo efeito entorpecente e viciante que causam. Elas podem ser lícitas, como os medicamentos, ou ilícitas, proibidas na maioria dos países do mundo.

Embora exista uma forte campanha social contra o uso de drogas, muitos se esquecem das substâncias que temos em casa e também geram dependência. Alguns alimentos, por exemplo, estimulam o sistema de recompensa do cérebro, a mesma região ativada pelo vício.

Eles não causam tantos danos ao corpo humano, mas podem alterar o metabolismo. A maioria das substâncias está presente nos alimentos industrializados, e é utilizada como uma estratégia de mercado para incentivar o consumo.

Não por acaso, são alimentos excluídos das dietas, pois possuem baixo valor nutricional e excesso de componentes viciantes.

Veja a seguir 5 substâncias que são parte da alimentação e geram dependência.

Confira também:

5 alimentos que você não sabia que continham açúcar

Coca-Cola tem efeito similar ao da heroína; entenda

Shutterstock

#1 Açúcar. Considerada a ‘droga mais perigosa do nosso tempo’ pelo serviço de saúde da Holanda, a forma refinada atinge o sistema de recompensa e pode causar problemas cardíacos e diabetes.

#2 Sal. O composto químico é um poderoso conservante que realça o sabor dos alimentos, sendo utilizado como tempero. Em excesso, pode levar à hipertensão.

#3 Gorduras. Alimentos gordurosos também liberam hormônios do prazer no cérebro, assim como aumentam o colesterol ruim. É o principal componente de frituras e alimentos industrializados.

Shutterstock

#4 Cafeína. Como um estimulante natural, o consumo excessivo da cafeína gera dependência, pois atua no cérebro da mesma forma que a nicotina e outras drogas. Presente em refrigerantes, a cafeína estimula o vício pela bebida.

#5 Farinha refinada. Pães e massas feitos com carboidratos refinados, a famosa farinha branca, são alimentos com alto índice glicêmico, que provocam um pico de prazer e saciedade repentina no organismo.