6 grandes exposições que São Paulo já recebeu

A cidade de São Paulo é também um grande polo cultural. Cheia de museus, teatros e cinemas, a diversidade paulista conta com atrações para todos os públicos.

Nos últimos anos, as megaexposições vêm se tornando cada vez mais comuns na cidade. Usam a tecnologia e a inovação em temas populares, que cativam milhares de visitantes e lotam os museus onde ocorrem. A mais recente celebra a obra do diretor de cinema Tim Burton, intitulada “O Mundo de Tim Burton”, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Prevista para acontecer entre fevereiro e maio de 2016, a exposição teve ingressos vendidos com meses de antecedência e esgotados em poucas horas. A mostra foi criada no MoMa, em Nova York, e traz cerca de 500 objetos pessoais do diretor. Uma verdadeira imersão em seu processo criativo e vida pessoal.

Relembre outras 6 grandes exposições que já passaram pela capital paulista.

Stanley Kubrick

Uma das primeiras grandes exposições do MIS foi a do aclamado diretor de cinema Stanley Kubrick, em 2013. Com diversos objetos e materiais multimídia, os visitantes puderam observar toda a trajetória e influência de Kubrick, com salas dedicadas aos clássicos “Laranja Mecânica”, “O Iluminado” e “Lolita”, entre outros. A mostra recebeu cerca de 80 mil pessoas.

David Bowie

Em 2014, o MIS recebeu uma grande mostra sobre a vida e carreira de David Bowie. Com vários figurinos, fotografias e vídeos marcantes de sua trajetória, a exposição durou 71 dias e contou com 80.190 pessoas, batendo o recorde de melhor média de público que o museu já havia recebido.

Yayoi Kusama

Outra grande exposição de 2014 ocorreu no Instituto Tomie Ohtake. “Obsessão Infinita” trouxe a obra da artista japonesa Yayoi Kusama, que se popularizou na cidade através das redes sociais. As salas repletas de bolinhas, característica do transtorno psicológico da autora, atraíram 500 mil pessoas em dois meses de exibição.

Castelo Rá-Tim-Bum

Entre julho de 2014 e janeiro de 2015, o MIS recebeu a exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum, extinto programa infantil da TV Cultura. Com cenários idênticos e réplicas dos personagens, a mostra registrou 410 mil visitantes, e a procura foi tanta que o término da exposição foi prorrogado duas vezes.

Ron Mueck

A Pinacoteca, situada no centro de São Paulo, recebeu em 2015 a mostra de esculturas realistas do artista australiano Ron Mueck. As peças gigantes atraíram 357 mil pessoas, tornando-se a exposição mais visitada do museu.

Frida Kahlo

A obra da pintora mexicana Frida Kahlo tomou conta do Instituto Tomie Ohtake entre 2015 e início de 2016. A exposição foi bem elogiada pela crítica, e trouxe 20 pinturas de Frida e outras 40 de artistas com quem ela conviveu, o que despertou a curiosidade do público. O instituto recebeu 600 mil pessoas em cerca de cem dias de mostra, um recorde para o local.