6 partes do corpo humano que são inúteis hoje, mas já foram bem importantes

por | set 17, 2017 | Ciência

Máquina complexa, poderosa e cheia de engrenagens, o corpo humano até hoje fascina e intriga a ciência com suas várias “peças” que, nem sempre, exercem funções relevantes. Confira as partes do nosso corpo que são totalmente inúteis hoje, mas eram bem importantes para nossos antepassados:

Partes inúteis do corpo humano

1. Apêndice: hoje desnecessário, o órgão era importante para nossos passados que dependiam dele para a digestão de alguns materiais vegetais que não comemos mais atualmente.

2. Sinus: além de não ter qualquer utilidade conhecida, a pequena bolsa de cavidade presente no nariz ainda pode causar intensas dores de cabeça e sofrimento se a pessoa convive com sinusite.

3. Amígdalas: antes elas faziam parte do sistema imunológico humano, mas atualmente são inúteis. Tanto que, quem faz uma cirurgia de remoção, não sofre qualquer consequência no funcionamento do organismo.

4. Músculos da orelha: chamados de auricularis anterior, auricularis superior e auricularis posterior, os três músculos ao redor das nossas orelhas ainda existem, mas também não possuem utilidade. Antigamente, eram capazes de movimentar a orelha em direção aos sons, algo visto até hoje em espécies de animais.

Shutterstock

5. Cóccix: o ossinho presente na base da nossa coluna vertebral é o último vestígio das caudas que nossos antepassados primatas possuíam. Quando ainda somos embriões, esta cauda começa a aparecer, como em muitos outros vertebrados, mas, no nosso caso, esse desenvolvimento é logo interrompido.

ShutterStock

6. Dentes do siso: hoje eles são tão inúteis que até são removidos pelo dentista, mas, no passado, o “dente do juízo” era fundamental para a alimentação. Os dentes do siso ajudavam na mastigação de grãos e folhas e, como nossa alimentação evoluiu, eles se tornaram completamente dispensáveis.

Ciência e corpo humano