Entre os assuntos preferidos das rodinhas de amigos e reuniões em família está a corrupção. Reclamar do político A ou B, xingar o governo federal, o estadual, a prefeitura, os deputados. Infelizmente realmente há corruptos em todos as esferas, tanto que o Brasil ficou como o 69º país mais corrupto do mundo em um ranking com 179 países, listados pela Transparência Internacional. Mas, o ato de corrupção, ou seja, corromper alguém ou algo ou se deixar corromper, ronda o dia-a-dia de cada cidadão. Antes de sairmos nos manifestando, ou pelo menos para sermos um pouquinho menos hipócritas, que tal mudarmos essas 8 atitudes corruptas do nosso cotidiano?
#1 Dirigir acima do limite de velocidade
Parece difícil entender isso, mas o limite de velocidade é lei e serve para evitar acidentes e problemas. Se você está acima dele é responsável por burlar a lei.
#2 Puxar TV a cabo do vizinho
Quem nunca fez aquele famoso “gato”? O problema é que fazer isso constitui dois crimes: estelionato e furto. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura chegou ao resultado de que, dos 19,6 milhões de assinantes do serviço, 4,1 milhões possuem conexões clandestinas.
#3 Fraudar imposto de renda
Reclama do dinheiro desviado da Petrobras, mas sonega seu imposto de renda, né? Não adianta falar que lá são milhões e você sonegou uns 20 mil. Sonegar ou desviar recursos é crime, não importa o valor. O sonegômetro de 2015 passou dos 400 bilhões de reais, quase o dobro do dinheiro desviado na Operação Lava a Jato em todos os anos que tem ocorrido. (segundo comprovações da Polícia Federal).
#4 Jogar lixo irregularmente
Aquela cestinha de lixo na rua é pra ser usada. Coisa comum é ver lixo sendo atirado da janela do carro, jogado no meio fio. Depois não sabe porque tem enchente. É trabalho do governo garantir o tratamento? Sim! E seu também. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, “mais de 3,5 milhões de brasileiros, nas 100 maiores cidades do país, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis”.
#5 Fingir que está dormindo quando um idoso entra no transporte público
Vamos combinar que é uma baita falta de educação. Se você está cansado e precisa sentar, no auge da juventude, imagina o idoso. Além do mais, ceder o lugar ainda te deixa com uma sensação ótima de fazer o que é certo.
#6 Falsificar atestado médico para faltar no trabalho
Essa já tá muito manjada. Quem nunca? O problema é que isso também é crime e o artigo 302 do Código Penal Brasileiro prevê detenção de um mês a um ano.
#7 Furar fila
Todos estão na fila e têm o mesmo direito de entrar que você. Mas o espertinho quer passar na frente de todo mundo, acha que é especial. Sinto lhe dizer, mas não é. Aliás, se você fura a fila, é pior do que qualquer um que esteja esperando e deveria ser proibido de frequentar o lugar novamente.
#8 Carteirinha de estudante falsa
Quem não quer pagar a metade do preço nos ingressos de shows e de cinema? É só fazer uma carteirinha falsa e conseguir esse benefício, então. A questão é que o número excessivo de meias-entradas, auxiliado pelas carteirinhas falsas obviamente, faz com que o preço do ingresso aumente. Ou seja, você ainda está pagando mais do que poderia. Corrupção que gerou efeito colateral admitido pelos próprios organizadores de shows…