Quem foi criança ou adolescente em meados dos anos de 1990 pode ter encontrado certa dificuldade para pegar no sono, assombrado por rumores de uma criatura assustadora de olhos grandes, longas garras e espinhos nas costas, popularmente batizada de chupa-cabras.
Monstros, seres extraterrestres ou apenas uma espécie ainda desconhecida de animal predador? A lenda do chupa-cabra surgiu em Porto Rico, chegou ao Brasil, onde diversas pessoas disseram ter avistado a criatura, e fez tanto sucesso que ficou conhecida em todo o mundo.
O chupa-cabras, segundo a história, seria responsável pelas mortes supostamente misteriosas de animais de criação, como as cabras, atacados na jugular e tendo o sangue sugado pela tal criatura. A fama fez com que cientistas decidissem investigar os fatos e buscar uma explicação para o fenômeno.
O que a ciência diz sobre o chupa-cabras

Após realizar entrevistas com pessoas que supostamente se depararam com o chupa-cabras, listar as características físicas do “monstro” e os corpos dos animais vítimas dos ataques, pesquisadores chegaram à conclusão de que a criatura não passava de bichos como cães, coiotes e guaxinins.
Exames de DNA confirmaram a origem dos animais e, segundo os estudiosos, teriam sido confundidos com monstros por, invariavelmente, apresentarem características assustadoras provocadas por sarna: falta de pelos, peso abaixo do normal e pele com aparência queimada, espessa, em tons avermelhados e feridas causadas por coceiras.
OVNIs e extraterrestres
- 5 aproximações científicas mais importantes sobre vida extraterrestre
- Você acredita em alienígenas? Onde eles estariam no Universo? Descubra!
- Lugares estranhos e criaturas que dão força à tese de vida extraterrestre