Atenção, atrasados: agora vocês têm explicação científica para usar de desculpa

Só quem é pontual sabe o quanto é chato ser amigo, familiar ou parceiro de um ‘atrasildo’ da vida. A criatura NUNCA consegue chegar no horário marcado e você SEMPRE tem que ficar lá, esperando, esperando… 

Enquanto isso, a vida de quem atrasa é fácil: eles chegam e todos já estão esperando por eles. A situação só enrrosca quando o assunto é trabalho. Nesses casos, a falta de pontualidade pode até acabar em  demissão

Mas o fato é que a ciência parece estar do lado daqueles que mais parecem ter o relógio ajustado com fuso horário de outro país: existe uma explicação científica para o atraso.

Por que algumas pessoas sempre se atrasam?

Vamos às explicações: o cérebro possui dois sistemas neurais diferentes para calcular o espaço e o tempo. Com o passar dos anos, a familiaridade com o trajeto distorce a representação do espaço.

Nossa cabeça expande seu tamanho por causa da maior quantidade de detalhes que são percebidos, mas ao mesmo tempo, diminui a estimativa de tempo para percorre-lo.

shutterstock

Foi isso o que descobriu um estudo da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, em parceria com o College London, do Reino Unido: quanto mais conhecimento você tem sobre o trajeto necessário para chegar em determinado lugar, mais você subestima o tempo que vai levar até ele.

É por isso que as pessoas costumam chegar cedo nos primeiros dias de trabalho e depois relaxam, por exemplo.

Dicas para não se atrasar