Chorar pode interferir diretamente no seu peso; entenda o que acontece

Tem gente que chora por tudo, enquanto outros custam a deixar a lágrima cair. De qual time você faz parte? Bom, se você se importa minimante com o seu peso, é melhor que chorar não seja um sacrifício para você. Ficou confusa? Calma. A gente explica.

As lágrimas possuem um papel muito importante no funcionamento do nosso corpo. São tão essenciais como qualquer outro mecanismo de excreção de substâncias, como o suor e o xixi, por exemplo.

É por meio delas que nosso organismo se livra de hormônios produzidos em momentos de estresse, esgotamento físico ou emocional, que fazem mal para a saúde, como a prolactina, o andrenocorticotrófico, a leucina e a encefalina.

E, como se tudo isso já não fosse bacana o suficiente, um estudo do Centro Médico St. Paul-Ramsey, nos Estados Unidos, reportado pelo site de notícias americano do  New York Times descobriu que chorar pode servir para outra coisa: ajudar a não ganhar peso.

Chorar faz bem?

O fato de o choro evitar o ganho de peso acontece porque as lágrimas diminuem o nível de cortisol, hormônio responsável pela sensação de ansiedade e pânico, pela regulação da reação inflamatória do corpo e da quantidade de glicose em períodos de estresse.

Segundo a pesquisa, em excesso esse hormônio pode fazer as glândulas suprarrenais trabalharem mais, provocando a retenção de líquido e acúmulo de gordura. Então chorar com lágrimas está relacionado com o equilíbrio dessa substância no corpo.

Por que choramos?