Cobras são imediatamente relacionadas ao perigo e a ataques mortíferos, mas saiba que a espécie não foi a primeira a produzir veneno, como muita gente acredita. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, um mamífero é que leva o título de percursor dos animais peçonhentos.
Mamíferos foram os primeiros animais venenosos
Divulgado pela publicação científica PLoS ONE, o trabalho científico verificou que análises de fósseis de um animal chamado Euchambersia mirabilis, pertencente ao terapsídeos, grupo que reúne ancestrais dos mamíferos, já eram capazes de produzir veneno há aproximadamente 260 milhões de anos.
A descoberta é até hoje a prova mais antiga da característica venenosa em uma espécie vertebrada. De acordo com os cientistas, os Euchambersia desenvolveram veneno mais de 100 milhões de anos antes do aparecimento das primeiras cobras.
O Euchambersia não tinha qualquer relação aos lagartos ou cobras venenosos que conhecemos atualmente e, de porte médio como o de um cachorro, possuía uma fossa profunda atrás dos dentes caninos que abrigava a glândula que produzia o veneno.
O veneno do animal, segundo os pesquisadores, provavelmente era utilizado com o propósito de caça e proteção contra predadores. Estudos anteriores já indicavam que animais mamíferos que habitaram a Terra há milhões de anos eram venenosos, mas perderam a habilidade ao longo da evolução.
Curiosidades científicas sobre o mundo animal
- “Chapéu seletor”, de Harry Potter, existe: conheça aranha com este nome
- Divórcio até no mundo animal: por que passarinhos estão se separando?
- “Tubarão fantasma”: cientistas capturam imagens da espécie rara