A cena é clássica e já foi vista diversas vezes em filmes e desenhos animados: uma pessoa entra em desespero ao pisar em uma porção de areia movediça e é tragada pela terra até a morte. Mas será que o fato tem base científica ou trata-se apenas de fruto da imaginação fértil de roteiristas?
Uma pessoa pode morrer se pisar em areia movediça?
Ao contrário da lenda, a areia movediça não é capaz de tirar a vida de uma pessoa. Ela nem mesmo é uma suposta força da natureza, como um vulcão ou um terremoto. A areia movediça pode surgir em qualquer tipo de margem de rios, praia, lagos ou pântanos e quase nunca ultrapassa mais de um metro de profundidade. Ou seja: não é possível ser tragado por ela.
A areia movediça é formada em regiões onde grãos de areia são mais soltos, em áreas chuvosas ou que possuem rios subterrâneos. A separação maior dos grãos é então preenchida pela água, formando um solo mais pastoso e, como diz o nome, movediço.

Ao pisar sobre a areia movediça uma pessoa pode realmente começar a afundar e até ficar presa, mas não ao ponto de ser completamente sugada e coberta pelo solo.
E caso um dia você seja surpreendido e prenda os pés em uma porção de areia movediça, não se desespere: se debater pode dificultar ainda mais a sua saída da “armadilha”.
O segredo é tentar aumentar ao máximo o contato com o solo, levantando lentamente as pernas até ficar praticamente deitado sobre a superfície. Assim será mais fácil arrastar o corpo para a parte de terra mais firme.
Ciência e meio ambiente
- Antártida está ficando cada vez mais verde – e isso não é nada bom
- Antes e depois das mudanças climáticas: fotos revelam triste realidade
- Eis as pesquisas científicas que têm potencial para mudar o mundo no futuro