Como surgiu a palavra “quarentena” e o que tem a ver com 40 dias?

por | set 1, 2020 | Ciência

A pandemia da Covid-19 fez com que “quarentena” se tornasse uma das palavras mais ouvidas no dia a dia. Mas você sabe como, quando e por que a definição surgiu? E o que ela tem a ver com “40 dias”?

Origem da palavra “quarentena”

A palavra quarentena tem raízes italianas e é derivada de “quarantino”, que se refere a um período de 40 dias (“quaranta giorni”). A prática remonta à Europa medieval e era uma medida de proteção a cidades costeiras contra a ameaça da Peste Negra, que assolava o continente na época.

A Peste Negra (ou Bubônica) causou, entre 1346 e 1353, a morte de até 200 milhões de pessoas.

Ela teria sua origem na Ásia e seguido para os outros continentes através de pulgas que vivem em ratos que, por sua vez, eram comuns em navios mercantes.

Como na época os portos eram os principais centros urbanos, a bactéria encontrou um lugar ideal para florescer. Veneza, que era um dos principais portos das rotas comerciais da época, foi pioneira na prática da quarentena.

No período de 40 dias, os barcos que chegavam à cidade deveriam permanecer isolados antes que seus passageiros e tripulantes desembarcassem, como medida de contenção do avanço da Peste Negra.

A prática da quarentena teria sido inspirada no isolamento de 30 dias que já era aplicada no século 14 no porto de Ragusa (atual cidade de Dubrovnik, na Croácia).

Desde então, a medida tem sido considerada uma das mais eficientes para conter a propagação de doenças contagiosas.

Qual a diferença entre quarentena e isolamento

A prática da quarentena prevê um isolamento preventivo. Uma pessoa que é colocada em quarentena pode ou não apresentar sintomas de doenças, mas fica reclusa como medida de cautela até que a integridade de sua saúde seja confirmada.

O isolamento, por outro lado, é aplicado a um indivíduo com confirmação de determinada doença e que deve permanecer longe do convívio de pessoas saudáveis para evitar uma possível contaminação.

Vírus e pandemias