A tragédia ambiental provocada pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, vem provocando um rastro de destruição de centenas de quilômetros. Nesta triste rota enlameada, milhares de animais estão morrendo. Conheça alguns:
#1 – Toninha
![](/wp-content/uploads/migration/toninha_cc_thinkstock.jpg.jpg)
Espécie de pequeno golfinho, as toninhas habitam o litoral do Espírito Santo e estão sofrendo com a chegada da lama, que mata pequenos peixes e crustáceos que servem de alimento.
#2 – Tartaruga de couro
![](/wp-content/uploads/migration/tartaruga_de_couro_cc_thinkstock_0.jpg.jpg)
Uma das tartarugas marinhas mais ameaçadas do mundo, a tartaruga de couro se reproduz justamente na região da foz do Rio Doce e ficou ainda mais ameaçada.
#3 – Caranguejo
![](/wp-content/uploads/migration/caranguejo_cc_thinkstock.jpg.jpg)
Crustáceo típico de mangues, habita a região da foz do Rio Doce, no Espírito Santo, e já começa a morrer com a chegada da lama.
#4 -Peixes
![](/wp-content/uploads/migration/lambari_cc_thinkstock.jpg.jpg)
Tucunarés, carás, corvinas, tilápias, lambaris e até piranhas são algumas das espécies de peixes que habitam a Bacia do Rio Doce e estão morrendo. Toneladas de peixes mortos vêm sendo retiradas da água enlameada.
#5 – Aves
![](/wp-content/uploads/migration/garca_cc_thinkstock.jpg.jpg)
Marrecos, garças, andorinhas-do-mar e gaivotas são algumas espécies de aves já encontradas mortas ou com dificuldade de encontrar local para pousar, se alimentar e fazer ninhos.