Conheça Peggy: astronauta bateu recorde de tempo no espaço e fala sobre vida pessoal

Peggy Whitson foi a primeira mulher a comandar uma estação espacial. Além disso, ela também foi a astronauta que mais deu passos no espaço: caminhou cerca de 39 horas e 46 minutos. Como se não bastasse, no último mês de abril, ela se tornou a pessoa que passou mais tempo fora do planeta Terra: foram mais de 534 dias (tempo acumulado pelo astronauta Jeff Williams).

Apesar de já ter batido o recorde, a astronauta ainda vai ficar no espaço até o dia 3 de setembro. Quando ela voltar, terá passado mais de 650 dias “viajando”, segunda dados da Nasa.

Vida pessoal

Quando questionada sobre o tempo longe de casa e o casamento, Peggy diz que “sinto saudade de estar em casa e dar um abraço”, conta durante entrevista da Nasa à imprensa.

Ela se casou com o bioquímico Clarence F. Sams no dia 6 de maio de 1989. Eles se conheceram antes de entrarem para a Nasa, onde os dois trabalham, e já estavam juntos quando ela fez sua primeira viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), em 2002.

A astronauta tem acesso ao telefone, então consegue falar algumas vezes por mês com o marido.

Mas o relacionamento não se abala. Peggy e Sams possuem uma fórmula que eles chamam de plano da felicidade: “a gente não cria expectativas”, explica ela.

“Vamos ficar felizes se eu voltar pra casa em junho ou em setembro”. O casal de astronautas acredita que é um bom jeito de levar a relação.

Porque “sempre que você acredita que algo vai acontecer com certeza, algo muda. Então decidimos que vamos ser flexíveis quanto a isso”, disse ela.

Conheça Peggy: “o espaço é um ótimo lugar para ficar”

Peggy nasceu em 9 de fevereiro de 1960, em Iowa, nos Estados Unidos. Antes de se tornar bioquímica, era fazendeira.

Entrou na NASA na década de 1980, época em que chegou a ocupar vários cargos relacionados à pesquisa. Em 1996,  entretanto, foi selecionada como astronauta.

Viajou ao espaço em 2002, 2007 e em 2016. Em 2009, ela foi nomeada chefe do escritório de astronautas, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo até 2012.

“O espaço um é ótimo lugar para ficar. É incrível estar sob gravidade zero”, revela ela, sobre sua satisfação em ser astronauta.

O que ela faz no espaço?

“Eu definitivamente estou aqui para comandar a ciência, ter a oportunidade de viver aqui, trabalhar aqui, é um enorme privilégio”, explica Peggy.

A astronauta conta que o grande objetivo dessas missões é entender como o corpo reage ficando longos períodos no espaço, descobrir o que funciona e o que não.

“Já conseguimos muitas informações, mas ainda existem muitas questões a serem respondidas antes de começar outras missões”, conta.

Segundo ela, o dia a dia não possui uma rotina fixa e é bem interessante. Tem dia que ela acorda e já sabe o que vai fazer.

Mas, em outros, ela fica sabendo de descobertas que foram realizadas de madrugada, enquanto estava dormindo.

“Pode não parecer muito, mas eu gostaria de saber articular melhor para explicar o quanto morar no espaço é especial”, revela.

Vida do astronauta no espaço