Alguns mitos na cozinha, se vistos com a lupa da Ciência, podem ter uma explicação bem curiosa e mudar de vez o jeito que preparamos os alimentos. Um deles é o fato de não poder cortar alface com faca de metal, com o risco de a folha oxidar e até perder nutrientes. Será que isso é verdade? Questionamos um professor de química para esclarecer a questão. Veja a seguir.
Cortar alface com faca: o que acontece
Rasgar a alface com as mãos ou cortar com uma faca em pequenas tirinhas? Talvez você nunca tenha parado para pensar como cada forma de preparar a salada pode interferir no valor nutricional do alimento.
Fato é que, de acordo com o professor de Química da Maurício Teruo Hayashi, do Colégio Anglo Indaiatuba, se você cortar com faca, pode acontecer a degradação de alguns componentes da alface, que podem até ter valor nutritivo considerável, “por meio de uma reação química com o metal da faca”.
De fato, isso acontece com as facas mais antigas (que são de metal). Por isso, a solução é bem simples.
“É só utilizar uma faca de aço inox; mesmo porque não sei nem se tem faca de cozinha que não seja de aço inox, hoje em dia”, explica o professor. “Isso porque o aço inox possui em sua superfície uma camada em escala atômica de um material isolante que impede que o metal entre em contato com o ar ou com a superfície dos alimentos”.
Dessa forma essa camada impede tanto que o aço inox enferruje quanto uma possível oxidação de componentes da alface pela ação do metal da faca.