Desde criança você sabe que o girassol diariamente desperta e gira 360º para encontrar o sol, mas se nunca chegou a refletir sobre como ele consegue realizar a proeza, saiba que nem mesmo os cientistas conheciam os motivos exatos para a movimentação até pouco tempo.
Como o girassol conhece acompanhar o sol

De acordo com um recente estudo feito pela Universidade da Califórnia, EUA, a flor de girassol “acorda” apontada para o leste, bem de frente para o sol. Com o passar do tempo, ela vira para oeste à noite, finalizando assim seu ciclo para que, na manhã seguinte, repita seu movimento.
O giro com o passar das horas, no entanto, é apenas realizado pelas plantas jovens. Os girassóis mais velhos e abertos se mantêm o tempo todo voltados para o lado leste.

Os cientistas descobriram que o girassol jovem realiza seu giro obedecendo seu “relógio biológico”, ou seja, o ritmo circadiano da flor. A movimentação serve para que ocorra estímulo a seu crescimento e para que insetos sejam atraídos para a polinização.
Ainda segundo os dados obtidos pelos experimentos, publicados pela revista Science, o relógio biológico do girassol é programado para seu caule seja alongado de forma diferente em cada um dos lados da flor, respondendo à luz do sol que, quando presente, direciona o alongamento de acordo com sua posição no céu.
Ciência e meio ambiente
- Plantas têm “cérebro” e podem até “raciocinar”: entenda teoria de cientistas
- Como o simples ato de respirar das plantas ajudou a salvar o planeta?
- Plantas sentem dor: elas emitem pedido de socorro quando são cortadas