De acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os casamentos estão durando menos e os divórcios hoje acontecem com mais facilidade. Desde 1984, a duração média das uniões caiu de 19 para 15 anos. E o número poderia ser ainda mais impressionante se a vida afetiva dos passarinhos também entrasse no estudo.
Passarinhos estão se “divorciando” mais
De acordo com um estudo realizado durante 10 anos pela Universidade de Washington, EUA, os passarinhos estão abandonando seus antigos parceiros e arrumando novos cônjuges nos dias atuais. E parte da culpa dos “divórcios” é nossa.
A pesquisa aponta que o crescimento das cidades e a proximidade dos subúrbios em regiões habitadas pelos pássaros são fatores que expulsam os animais, fazendo com que eles busquem novos locais para viver e se reproduzir.
Ao chegarem em um novo local, os pássaros encontram outros moradores da mesma espécie e criam assim diferentes laços para se reproduzirem, forçando uma atitude que antes não era necessária pela seleção natural.
Curiosidades sobre o mundo animal
- Espécie animal é capaz de sexo até 20 vezes POR DIA: qual?
- Unicórnios já existiram sim, garante ciência; veja onde viveram
- Cobras já tiveram patas e podem voltar a ter, segundo geneticistas