Estamos vivendo nos anos 80. 30 anos atrás, o Brasil era governado por José Sarney, que acabou assumindo a presidência após a morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em mais de 20 anos, mas que não havia sido eleito pelo voto direto, o que só foi ocorrer em 1989 e colocou Fernando Collor de Mello, este senador que teve três carros de luxo apreendidos nesta semana devido a um mandado cumprido pela Polícia Federal. Pois é: Sarney, (presidiu o Senado até outro dia) Collor e inflação estavam aqui há 30 anos e ainda estão. “Mad Max” é sucesso nos cinemas de novo! O Palmeiras não ganha títulos (isso é muito anos 80!), as baladas (principalmente as indies) tocam bandas como Smiths e New Order, tem gente defendendo a ditadura militar no Brasil… não há como negar.
Devemos ter entrado em uma máquina do tempo.
Veja mais alguns exemplos:
1 – O Fernando Collor era manchete como o Caçador de Marajás que iria mudar o país na eleição de 1989. Agora ele é manchete porque é suspeito de corrupção e teve três carros de luxo apreendidos pela Polícia Federal;
2 – Dipn’lik – O pirulito fez tanto sucesso que foi até relançado em 2010. É um afronta aos patrulheiros da saúde, pois a ideia é que a criança mergulhe (deep/dip) o pirulito em um açúcar aromatizado e o lamba (lick/lik) depois.
3 – Marcas da moda – Assim como o pirulito, duas marcas de roupa voltaram em 2010 para aproveitar a boa fama dos anos 80 e fazer sucesso. A Ocean Pacific (mais conhecida pelos jovens como OP) e a Pakalolo. Embora para públicos diferentes (a OP era mais descolada, mais do rock e do surfe), as duas venderam bem. A OP chegou a produzir mais de dois milhões de peças por ano, com mais de mil pontos de venda no Brasil.
4 – Tênis Iate – quem foi criança nos anos 80 e precisou acordar cedo para ir ao colégio adorou a ideia de não precisar amarrar o cadarço. Mas convenhamos: o troço é feio demais. Mesmo assim, foi relançado. Se buscar no Google, verá que tem os mais variados modelos à venda.
5 – O Silvio Santos, a Xuxa e o Sérgio Mallandro são cool. Na internet pelo menos. Vai dizer que não tem gente fazendo lista e compartilhando memes sobre eles o tempo todo? Sim, também achamos que é caso de terapia. Mas o fato é: estão na moda de novo. Triste, mas inegável.
6 – Mad Max é um dos filmes mais elogiados de 2015. O primeiro é de 1979, mas o segundo e o terceiro são dos, dos, dos? Anos 80!
7 – Os Menudos (sim, eles mesmos!), se reuniram e vão fazer show no Brasil em setembro!
8 – Stones Roses voltaram, New Order ainda existe, o Festival Rock in Rio é grande novamente e a Madonna ainda é manchete!
9 – Paulo Ricardo, ex-RPM, ainda está na TV posando de rockstar, e sua ex-namorada, Luciana Vendramini (capa de uma das edições mais esperadas da Playboy nos anos 80), postou nesta semana uma foto em trajes sensuais em uma rede social.
10 – Os Simpsons ainda são desenho referência de sucesso no mundo ocidental, com direito a lançamento oficial da cerveja Duff, que já existe por aí feito por fabricantes não reconhecidos pelos produtores da série.
Isso sem falar na volta, já batida, dos discos de vinil. Logo, logo você vai jogar sua TV de LCD fora e comprar uma de tubo de novo. Muito melhor! Viva o passado!