Se você está com pressa em aprender e dominar uma coisa nova, pode apostar em uma técnica simples descoberta pela ciência que pode acelerar em até duas vezes o processo de fixação: basicamente, basta praticar a mesma tarefa, mas com pequenas variações.
Como aprender uma nova tarefa mais rapidamente
Pode parecer contraditório, já que costumamos imaginar que a repetição de uma mesma técnica é a chave para o aprendizado, mas estudiosos da Universidade John Hopkins, EUA, apontam que tocar uma música no piano ou violão em diferentes velocidades ou trocar de raquetes nas aulas de tênis, por exemplo, são medidas que facilitam o aprendizado.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores pediram para que 86 pessoas movessem um cursor na tela de um computador apertando um transdutor de força. Para ter sucesso, os voluntários tinham que conseguir mover o cursor para diferentes partes da tela.
Um grupo de participantes praticou a técnica e repetiu a sessão de treinamento com ligeiras alterações na pressão necessária para mover o cursor, enquanto outro grupo não investiu no método.
Quando todos os voluntários tentaram a primeira tarefa novamente, o grupo que praticou as modificações teve duas vezes mais sucesso do que aquele que apenas repetiu o exercício, sem mudanças.
Em um comunicado para divulgar as descobertas, Pablo Celnik, autor do estudo, afirmou que quando uma pessoa pratica uma versão ligeiramente modificada de uma tarefa que pretende dominar, é capaz de aprender duas vezes mais rápido do que se simplesmente continuar atuando da mesma forma, várias vezes seguidas.
Curiosidades científicas sobre o cérebro
- Tipo de jogo diminui seu cérebro: Call of Duty ou Super Mario?
- Cientistas descobrem que nosso cérebro trabalha em 11 dimensões
- Nosso cérebro está diminuindo cada vez mais: isso é bom ou ruim?