Inúmeras teorias sobre o fim do mundo surgiram ao longo do tempo. Algumas por grupos religiosos, outras por pessoas que acreditavam ser profetas e preveem terremotos ou colisões com asteroides.
Algumas dessas previsões do fim dos tempos ficaram famosas e deixaram muitos com medo do mundo realmente acabar.
Teorias do fim do mundo
Setembro de 2015
Boatos correram na internet falando que o mundo acabaria devido ao impacto de um asteroide com a Terra, baseados em uma série de códigos bíblicos e profecias. Teorias afirmavam, inclusive, que o exército americano estava em treinamento militar para o evento. Mas não aconteceu e a Nasa esclareceu, na época, que nada com potencial destrutivo da Terra estava previsto nos próximos 100 anos.
"Not one shred of evidence." Our team debunks rumors of a September doomsday asteroid. http://t.co/HJFaiq5njk
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) August 20, 2015
Dezembro de 2012
A profecia, interpretada a partir de monumentos da antiga civilização, dizia que um desastre natural de grandes escalas atingiria a Terra junto ao fim do calendário maia, durante a entrada do equinócio de inverno. Cientistas alertaram que os maias não faziam profecias e nem previsões para gerações futuras. Veja a explicação da Nasa, na época (é possível colocar legendas em português):
Maio de 2011
Rumores diziam que o cometa Elenin acabaria com o planeta. Mas, antes disso acontecer, ele se fragmentou no espaço. Outra profecia da mesma época foi criada por Harold Camping, presidente da rede de rádios Family Radio Network, que disse que o mundo acabaria por causa de uma série de terremotos, chamada de “A Ruptura”.
“Dia do Julgamento – 21 de maio de 2011. Não sejas sábio aos teus próprios olhos. Provérbios 3:7”
Setembro de 2008
Com o lançamento do acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC), do Centro Europeu de Pesquisas Nuclerares, começaram a surgir boatos de que buracos negros começariam a aparecer e levariam à destruição da Terra. Mas, o laboratório divulgou nota na época, alegando que ainda que o acelerador atingisse níveis de energia altíssimos, não representaria uma ameaça à humanidade.
Janeiro de 2000
A virada do milênio simbolizava o marco do juízo final. Os computadores entrariam em colapso, porque os sistemas abreviavam a data pelos últimos dígitos, e na passagem do 99 para o 00, o mundo viraria um caos, com apagões e holocaustos nucleares. É a famosa teoria do “Bug do Milênio”. Chegou-se até a criar um grupo especial para prevenir o problema.
Fim do mundo
- Existe um relógio que prevê o fim do mundo: entenda
- Físico brasileiro confirma teoria da Nasa: mundo realmente vai acabar
- 3 coisas que vão destruir a humanidade, segundo Stephen Hawking