Foi você quem escolheu sua idade para perder a virgindade? Estudo prova que não

por | jul 26, 2016 | Ciência

A idade que você perdeu (ou vai perder) a sua virgindade é determinada pelo seu DNA, segundo um estudo da Universidade de Cambridge.

Publicada na revista científica Nature Genetics, a pesquisa envolveu mais de 125 mil pessoas, e foi possível identificar diversos genes que agem em vários momentos da vida, como no início da puberdade, quando uma mãe dá à luz e ao perder a virgindade, por exemplo.

Puberdade tardia ou precoce?

O início da puberdade, a transição da infância para maturidade sexual e habilidade de reprodução, caiu nos últimos séculos, com a marca saindo dos 18 anos para os 12 anos.

E a idade em que uma pessoa perde a virgindade é fortemente influenciada por fatores sociais, como o histórico familiar, crenças religiosas e pressão do ciclo de amigos ou até dos parceiros.

Mas, de acordo com o autor do estudo, Dr. John Perry, a idade da primeira relação sexual é hereditária e influenciada, sim, pelos genes da pessoa.

iStock

Para identificar esses genes, os cientistas analisaram cerca de 59 mil homens e 66 mil mulheres entre as idades de 40 e 69 anos.

Foram encontradas 38 variações de genes associados à idade da primeira relação sexual, dos quais alguns estão envolvidos com o desenvolvimento do cérebro.

Uma das versões do gene encontrado em pessoas que perderam a virgindade mais tarde,  está relacionada com o grau de irritabilidade delas. Já outra variação está ligada a quem iniciou a vida sexual precoce, e foi achada em pessoas que gostam de correr riscos e possuem mais filhos.

Mais coisas mudaram: Jovens de hoje fumam, bebem e transam menos que as gerações anteriores