Ilha no pacífico tem maior concentração de lixo plástico do mundo: 37 milhões de detritos

por | jun 7, 2017 | Ciência

*Imagem meramente ilustrativa. 

Localizada no território das Ilhas Pitcairn, no Reino Unido, a Ilha Henderson, que está desabitada, é considerada uma das mais remotas do mundo. Mas, ainda assim, é a que possui maior concentração de detritos plásticos do planeta, segundo um estudo publicado pela revista científica Proceedings da National Academy of Sciences.

A Ilha Henderson só é visitada a cada cinco ou dez anos para fins de investigação, mas a sua localização, perto do centro da corrente do Oceano Pacífico, faz com que ela se torne destino de detritos transportados da América do Sul ou depositados por barcos de pesca. Atualmente, ela abriga 37,7 milhões de peças de plástico.

Poluição em ilha: números são assustadores

Dados de uma recente expedição liderada pela bióloga e pesquisadora Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, Austrália, mostram que as praias da ilha possuem mais de 671 itens de plástico por metro quadrado, a maior densidade já registrada em todo o mundo.

Com base nas amostras observadas em cinco locais, estima-se que mais de 17 toneladas de detritos plásticos já foram depositadas na ilha, com mais de 3.570 novos pedaços de lixo lavados à ilha todos os dias, afirma Jennifer.

A bióloga explica que a maioria das mais de 300 milhões de toneladas de plástico produzidas em todo o mundo não é reciclada e, como é flutuante e durável, tem um impacto a longo prazo sobre o oceano, oferecendo riscos de emaranhamento e ingestão para diversas espécies de animais.

Ciência e meio ambiente