Mau hálito pode ser doença? Tem cura? Veja 9 mitos e verdades sobre o problema

Cerca de 30% da população brasileira possui mau hálito, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), mas nem todo mundo sabe que o mau hálito é mais do que um simples mau cheiro na boca.

A halitose não é só uma condição que incomoda e causa constrangimento. Ela pode ser causada por problemas de saúde que merecem atenção. Descubra mais a seguir:

Mitos e verdade sobre o mau hálito

Só escovar os dentes é o suficiente para remover os germes?

NÃO. O uso só da escova alcança só 25% da área da boca. Por isso, é preciso combinar escovação, fio dental e enxaguatório bucal.

Mau hálito pode ser doença?

NÃO. Mas é um sinal de que algo está errado. Pode estar relacionado com a diminuição da saliva, com o consumo de alimentos com odores fortes, fumo, doenças de gengiva, na boca, na garganta e em outras partes do corpo.

Balas e gomas resolvem o problema?

NÃO. Só mascaram o problema momentaneamente e, a longo prazo, podem até agravar o problema. Elas estimulam a produção de ácidos por alguns tipos de bactérias que enfraquecem o esmalte dos dentes e degradam os restos de alimentos.

shutterstock

Enxaguatório bucal com álcool ajuda?

SIM. Ele combate melhor o mau hálito e age diretamente nas bactérias responsáveis por ele e pela gengivite.

Tem cura?

SIM. São os maus hábitos de inadequados de higienização da boca e da alimentação que causam problemas que podem ocasionar o mau hálito. Ele pode tanto ser tratado como ser curado.

Tem a ver com o estômago?

NÃO. O mau hálito tem a ver com o ar que sai dos nossos pulmões. O ar de arrotos e refluxos que vem do estômago são temporários.

É possível saber você mesmo se tem ou não mau hálito?

NÃO. Isso acontece por causa da chamada fadiga olfatória, que impede as pessoas com mau hálito de identificarem o problema em si mesmas. Nosso olfato se acostuma com determinados odores, fazendo com que eles passem despercebidos pelo nariz.

Como tratar o mau hálito?