Mexa-se! Conheça as vantagens da dança para o seu corpo

A dança é uma atividade física alternativa às práticas regulares para entrar em forma, como corrida e musculação. É divertido e saudável, tanto para o corpo quanto para a mente, e possui uma série de estilos diferentes.

Os passos variam de acordo com a especialização. Dançar pode estar diretamente ligado a uma tradição cultural, como o balé clássico e o flamenco, com algumas regras específicas. É um meio de desenvolver a disciplina, crucial na vida de um dançarino.

Tirando o caráter profissional da dança, é possível praticá-la livremente, em qualquer lugar. Quem não pretende aprender os passos de certo estilo pode dançar como preferir, com ou sem música. É uma atividade lúdica, que abre um grande espaço para a experimentação.

Veja também:

Relembre as 20 melhores cenas de dança no cinema

6 formas de conciliar exercícios físicos com uma rotina agitada

Shutterstock

A ciência descobriu uma série de benefícios que a dança pode trazer para a saúde. Um estudo da Albert Einstein College of Medicine, de Nova York, constatou que dançar frequentemente diminui os riscos de demência, pois fortalece as sinapses do cérebro.

A atividade também aumenta a inteligência, pois promove uma resposta rápida do cérebro a estímulos externos. Depois de treinar várias vezes o mesmo passo, a reação se torna automática, o que ajuda na melhora das respostas cognitivas no cotidiano.

Isso também tem relação com a memória muscular, que pode servir para outras atividades do corpo humano. Dançarinos que praticam os mesmos movimentos repetidas vezes aliam a cognição com o aspecto físico, otimizando os exercícios cada vez mais.

Shutterstock

Outra vantagem da dança para o corpo é melhorar o equilíbrio interno, causando menos tonturas. Os giros e movimentos rápidos exercitam o ouvido interno a manter o balanceamento, com o cerebelo. Com o tempo, essa função se adapta ao cérebro de maneira geral, diminuindo a sensação de tontura.

Todos os benefícios cerebrais apontam para uma vantagem de ouro, a longevidade. O aumento da atividade neural mantém o cérebro saudável com o passar dos anos e evita transtornos neurológicos, como a perda de memória.

Além das vantagens físicas, a dança profissional ajuda na formação psicológica humana. Exercita uma série de habilidades úteis para a vida social, como o comprometimento, perfeccionismo e otimismo com as pequenas vitórias. É uma atividade complexa, que vai além de simples movimentos corporais.