O que havia dentro do lendário tesouro que cientistas encontraram submerso na China?

por | abr 3, 2017 | Ciência

Joias preciosas, moedas e outros itens de ouro e prata, além de armas, são parte dos mais de 10 mil artefatos encontrados no fundo de um rio no sudoeste da China, conforme a agência de notícias chinesas Xinhua.

Chamado de tesouro perdido de Zhan Xiangzhong, a descoberta revela a confirmação de uma lenda de mais de 300 anos, e da existência real de artefatos pertencente a um dos líderes políticos chineses.

Lenda do tesouro perdido

Zhang Xiangzhong foi um camponês chinês do século 17, que em 1646, sentiu seu poder se enfraquecendo e resolveu abandonar a região em direção a Shaanxi, uma província vizinha. Mas, em meados de 1647, ele foi morto no meio do caminho.

O camponês foi derrotado pela dinastia Ming.  A história conta que mais de mil barcos dele estavam repletos de ouro, que se perderam pelos rios.

Até então, nunca ninguém havia encontrado nenhuma evidência desse conteúdo.

Mas, em 2005, quando as escavações arqueológicas começaram a ser realizadas, a atenção para o local foi despertado. Em 2010, ele virou um local protegido para pesquisas e, em 2015, algumas pessoas foram presas por invadir o local e “roubar” moedas de ouro.

Além da prova da existência do tesouro e da lenda, também é possível descobrir a área em que a batalha aconteceu, entre os rios Min e Jin, na província de Sichuan, no centro da China.

“Esses itens são muito valiosos para a ciência, para a história e para a arte, mas também para pesquisas da política, da economia, da vida militar e social da dinastia Ming”, disse Li Boqian, arqueólogo da Universidade de Pequim, na China.

Outras descobertas históricas