
Quando se fala em parque de diversões, logo pensamos nos parques da Disney, obsessão das crianças do mundo inteiro, e também de muitos adultos. Engana-se quem acha que os parques temáticos não vão além do castelo da Cinderela e da casa do Mickey: a imaginação humana é capaz de criar monumentos em chocolate e até de costurar um playground com as próprias mãos.
Duvida? Então veja a seguir os 5 parques temáticos mais inusitados do mundo:
Dismaland – Inglaterra
A Disneylândia aos olhos do famoso grafiteiro Bansky. Macabro e genial, nas palavras de Bansky a Dismaland é um “parque para anarquistas”. Localizado em um terreno abandonado em Weston-super-Mare, o parque conta com tenebrosas instalações de mais de 27 artistas.
Parque de crochê – Japão
Criada pela artista Toshiko Horiuchi-MacAdam, a instalação feita no Hakone Open Air Museum, em Tóquio, é um grande playground todo feito de crochê, com pula –pula, balanços, almofadas, etc. Um sonho colorido para as crianças.
Holy Land Experience – EUA
Um parque de diversões que fica na mesma cidade que a Disney World, em Orlando, só que em vez do Mickey, o protagonista do Holy Land é Jesus Cristo. O parque recria o cenário e arquitetura de Jerusalém na época de Cristo e conta com encenações bíblicas. O Holy Land Experience não tem fins lucrativos e é mantido com a ajuda dos fiéis.
World Chocolate Wonderland – China
Todo mundo já sonhou com um parque de diversões todinho feito de chocolate. Os chineses resolveram realizar este sonho e topar o desafio de recriar monumentos, como a muralha da China, feita com 12 metros de puro chocolate. Para que as esculturas não derretam, tudo é climatizado e muito bem protegido dos chocólatras. Mas, para que ninguém saia passando vontade, depois do tour há uma degustação.
República de los Niños – Argentina
Este parque, que funciona desde 1951, foi a grande inspiração de Walt Disney. Localizado em La Plata, Argentina, o parque é uma espécie de cidade em miniatura, com mini palácios e até banco. O objetivo é ensinar desde cedo e, de forma lúdica, como funciona um governo democrático e a importância de certas instituições sociais. Walt Disney visitou o local na década de 50 e se encantou com o visual, a inspiração fica clara se olharmos para arquitetura da Disneylândia.





