
Cientistas conseguiram comprovar que algumas aves dormem durante o voo, mas em sonecas incrivelmente pequenas. Pela primeira vez, os pesquisadores mediram a atividade cerebral das fragatas (imagem acima) e descobriram que elas dormem, às vezes, com um hemisfério cerebral acordado. O estudo foi liderado por Niels Rattenborg do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha, juntamente com uma equipe internacional de colegas.
Como as aves voam e dormem ao mesmo tempo?
Apesar da capacidade de tirar sonecas enquanto voam, os pássaros dormem menos de uma hora por dia. Por isso, o descanso em voo seria uma mera fração do tempo gasto dormindo em terra. Como aves marinhas e migratórias voam sem parar durante vários dias, semanas e até meses, é comum que estas aves cumpram a sua necessidade diária de sono enquanto voam.
Mas como pode um pássaro dormir durante o voo sem colidir com obstáculos ou cair do céu? Uma estratégia seria desativar apenas metade do cérebro de cada vez, como fazem alguns patos que permanecem no ar em uma situação perigosa na terra. Quando dormem, os patos selvagens mantêm um hemisfério cerebral acordado e o olho correspondente aberto em direção a uma potencial ameaça.

Golfinhos também podem nadar enquanto um de seus hemisférios cerebrais dorme, do mesmo jeito que as aves contam com este tipo de piloto automático para navegar e manter o controle aerodinâmico durante o voo. No entanto, também é possível que os pássaros tenham evoluído a uma maneira de serem capazes de enganar o próprio sono. Por viverem de forma tão adaptada por várias semanas em voo, além de dormirem muito pouco, há a possibilidade de que as aves simplesmente renunciem o sono por completo durante alguns dias.
Outras curiosidades animais
- Água-viva imortal: Por que ela vive eternamente?
- 5 animais que você não sabia que poderiam te matar
- Qual é o animal que vive mais tempo, e o que vive menos?