Qual é o primeiro pensamento que surge quando se fala em ceias de Natal? Comer! Muitos já são cientes do quão gordurosas podem ser as fartas ceias, mas já parou pra pensar nas propriedades dos pratos mais típicos desse feriado?
Leia também: Quer fugir das festas de Natal? Veja 7 coisas que você TAMBÉM pode fazer
Confira:
Chester
O chester é uma carne magra e não tem tanta gordura, como muitos imaginam. Duas fatias generosas possuem 220 calorias.
Peru
Fonte proteica com baixo teor de gordura, o peru é uma ótima opção para a ceia de Natal. Quatro fatias finas têm entre 140 e 180 calorias. Também possui alto teor de sódio.
Pernil
Por ser uma carne suína, é preciso ter cuidado com o pernil. Duas fatias têm 400 calorias, o que é bastante coisa.
Leia também: 7 dicas de presentes para você acertar no amigo secreto de Natal
Salada de maionese com batata
Nem todas as famílias são adeptas a esta iguaria, mas há bons motivos para considerá-la em sua ceia. Duas colheres de sopa de 50g fornecem 140 calorias. Por ser uma opção de carboidratos, não se recomenda comer com arroz ou com massas, para não cometer exageros.
Nozes
Magnésio, fósforo, zinco, niacina e vitaminas do complexo B e E: os benefícios das nozes são múltiplos, o que justifica sua adoção cada vez maior nas dietas. Considerada um antioxidante importante para proteger de doenças coronarianas (placas que impedem a devida circulação sanguínea), as nozes, além de serem deliciosas, fazem um bem danado à saúde. Só tome cuidado com a quantidade: 4 unidades de nozes têm cerca de 130 calorias.
Avelãs
As avelãs são ainda mais ricas que o leite em propriedades de cálcio: 1 porção de 30g dessa oleaginosa corresponde a 1 xícara de leite. Assim como as nozes, possuem valores consideráveis de ácidos graxos mono-insaturados, bons para combater as doenças coronarianas.
Salpicão de frango
O salpicão é uma boa opção porque o frango é considerado uma carne magra, rica em vitaminas do complexo B e com baixo teor de gorduras saturadas. Duas colheres de sopa (50g) possuem 140 calorias, portanto, vá com calma.
Leia também: Por que montamos e decoramos uma árvore no Natal? Entenda