Popeye tinha razão: quem come espinafre fica mais forte e resistente

por | out 14, 2016 | Ciência

Quem não se lembra das longas tardes da infância na companhia deliciosa do marinheiro Popeye? O desenho animado de sucesso ensina muitas coisas boas para a criançada, mas a principal: comer espinafre ajuda a ficar forte.  E, ao que parece, as crianças surpreendentemente confiam nos bons conselhos de saúde compartilhados pelo personagem de desenho animado. Mas, afinal, será que essa dica era apenas uma brincadeira ou tinha fundamento? Se você aprendeu alguma coisa com Popeye, foi que o espinafre pode ser o grande segredo para músculos saudáveis.

O segredo do poder dos vegetais

Um estudo recente descobriu que o espinafre realmente contém um componente que pode aumentar a sua força muscular, mas não pelo motivo que Popeye sustentava. O marinheiro comia espinafre porque ele contém ferro. Ok. O mineral pode, de fato, ajudar seus músculos. Mas sabe o que é ainda melhor? Nitrato.

A substância do solo é acumulada por hortaliças folhosas, como alface, agrião, repolho e, é claro, espinafre. Na verdade, 80% dos nitratos que você consome vêm das verduras provenientes de uma dieta saudável.

Pesquisadores da Universidade de Leuven, na Bélgica, descobriram que consumir o nitrato presente nos vegetais pode mudar seus músculos de forma que aumentam sua resistência e força

No estudo, os pesquisadores testaram o efeito de suplementos de nitrato em 27 atletas que treinaram moderadamente em sessões de ciclismo curtos, mas intensas três vezes por semana. Depois de apenas cinco semanas, a substância alterou a composição das fibras musculares destes atletas de forma a melhorar seu desempenho atlético e resistência.

istock

Alternativas ao espinafre

Um estudo semelhante realizado no ano passado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington mostrou que o suco de beterraba (que é rico em nitrato) aumentou a força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca.

E esta força muscular melhorada apareceu em apenas duas horas após beber o suco. Outros vegetais ricos em nitrato que podem impulsionar o seu poder muscular naturalmente são: rúcula, aipo, alface, salsinha, alho-poró, endívia, repolho, funcho, acelga, manjericão.

Outros truques vegetais