Às vezes você não estranha o fato de a gema amarelinha daquele delicioso ovo cozido ficar esverdeada, principalmente na parte mais próxima da clara? A resposta para esta questão tem tudo a ver com a química.
Ao aquecermos o ovo, provocamos diversas mudanças na estrutura de suas proteínas e demais nutrientes, como o ferro. Pois bem, ao aqueceremos a clara, o enxofre presente em suas proteínas combina com o hidrogênio, produzindo um gás chamado sulfato de hidrogênio. Este gás tem odor desagradável e é tóxico, mas pode ficar tranquilo, pois a quantidade produzida em um ovo cozido é inofensiva.
Ovo verde
Já a gema do ovo contém ferro e, ao entrar em contato com o sulfato de hidrogênio da clara, forma-se uma nova substância, o sulfeto de ferro – cuja coloração é o verde acinzentado característico das gemas de ovos cozidos.
Quanto mais tempo você cozinhar o ovo, mais esverdeada a gema vai ficando. E, claro, o sulfeto de ferro não faz mal algum à saúde, portanto pode comer a parte esverdeada da gema à vontade.
Leia mais: O que é aquilo branco na gema do ovo? Não é nada do que você já imaginou