A Natureza sempre nos surpreende com espécies que jamais imaginaríamos. Nos lugares mais remotos, alguns próximos de grandes cidades, outros nem tanto, habitam seres que intrigam os estudiosos.
Leia também: O que seria do mundo sem os insetos?
Confira os 4 bichos mais estranhos descobertos em 2015:
#4 O menor caracol do mundo

Com cerca de 0,7mm, este pequeno caracol ( Acmella nana) foi descoberto na China. Seu casco, branco, é transparente e translúcido. Eles costumam viver em áreas tropicais e, dependendo do lugar em que estão, são quase impossíveis de ver a olho nu.
#3 Aranha-pavão Esqueletorus

Chamada pelos cientistas de Esqueletorus, esta espécie mostra uma diversidade que até então não se imaginava das aranhas-pavão, conhecidas por habitar a Austrália. Os rituais de acasalamento das Maratus jactatus, que também levantam as patas e dançam em frente às fêmeas, não são diferentes das demais aranhas-pavão.
#2 Vespa dementadora
O nome foi inspirado em “Harry Potter” mesmo, já que este inseto consegue comer baratas de forma tão terrível quanto as criaturas fantasmagóricas da obra de J.K. Rowling, que roubam a alma das pessoas. Seu nome científico é Ampulex dementor e, apesar de venenosa, ela não é mortal aos seres humanos – até onde os cientistas descobriram.
#1 Rato com dentes de vampiro

Descoberto em uma ilha da Indonésia, o Hyorhinomys stuempkei tem o nariz arrebitado e dentes grandões, que alguns cientistas ‘compararam’ aos dentes de vampiros – se eles existissem, claro.