O casal Gisele Bündchen e Tom Brady seguem uma dieta rigorosa. Eles não comem nada com açúcar, só consomem proteínas ‘magras’ e estão ‘proibidos’ de ingerir alimentos com glúten, lácteos, farinha branca e cafeína. Basicamente, 80% do que comem são vegetais – “e se não for orgânico, não uso”, declarou o chef Allen Campbell, responsável pela alimentação do casal e de seus dois filhos.
Leia também: 5 propagandas que mostram por que Gisele Bündchen arrasa
Estão fora da dieta, também, as ervas-mouras, os tomates, o óleo de oliva e os fungos.
Não seria isso um exagero? Confira 5 motivos para acreditar que sim:
#1 Erva-moura
A erva-moura é tradicionalmente conhecida por suas propriedades que induzem ao bom sono. O nutricionista de Tom e Gisele disse que elas estão fora da dieta por serem “inflamatórias”, o que não é bem verdade. Elas só têm essa característica se forem servidas acompanhadas de algum alimento inflamatório.
#2 Tomates
Allen Campbell disse que fica ‘receoso’ sobre o tomate. Não deveria. De acordo com um estudo da Universidade de Teerã, de 2013, comprovou-se que sucos de tomate reduzem a inflamação sistêmica em pessoas com sobrepeso, especialmente mulheres obesas, além de ter propriedades que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Outro estudo, de 2015, feito por especialistas taiwaneses da Universidade Médica da China, afirma que o tomate reduz as inflamações e ajuda no controle de peso, colesterol e na ‘circunferência da cintura’ das mulheres.
#3 Óleo de oliva
O chef de Tom e Gisele disse abolir o óleo de oliva, comumente usado na cozinha para frituras. Mas ele só é nocivo quando é ‘reaproveitado’ após um período de 24 horas de uso. Muitos o põem como vilão, mas a verdade é que o óleo de oliva tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e, inclusive, pode prevenir o câncer. Além do mais, o óleo de coo, que o chef disse utilizar, têm mais gorduras saturadas e pode aumentar o índice de resistência à insulina, impedindo sua plena atividade no sangue.
#4 Fungos
Também proibido pelo chef, os fungos são ótimas opções de proteína. O shitake, por exemplo, pode muito bem complementar as propriedades para quem opta por uma dieta vegetariana, como é o caso de Tom e Gisele.
Leia também: 7 curiosidades sobre os poderosos fungos
#5 Café
Há muita controvérsia sobre o que realmente a cafeína age em nosso corpo, mas é fato que muitos benefícios não podem ser ocultados: café faz bem pra memória, ajuda a evitar câncer de fígado e melhora os sintomas de depressão. Se o objetivo é manter a dieta, o café pode ser um ótimo aliado, já que ajuda a queimar gordura ao elevar a taxa metabólica em até 11%.
Leia também: Um novo motivo para preparar mais uma xícara de café