Seu cachorro sempre te recepciona com lambidas? Entenda o motivo

É só o dono chegar em casa para os cachorros começarem a festa: pulos, latidos, rabinho abanando pra lá e pra cá e, claro, lambidas, muitas lambidas. Mas, afinal, por que será que eles fazem isso? 

Lamber é uma atitude que serve a diversos propósitos na vida de um cachorro. Coletar informações é uma delas. É que o olfato é o sentido mais forte de um cão, mas eles não cheiram apenas com o focinho: eles também cheiram com a boca. Ficou curioso para saber, afinal, o que seu cãozinho quer descobrir lhe dando uma lambida?

Cachorros também “cheiram” com a boca

Você já deve ter percebido seu cachorro lambendo outros animais ou a si próprio. Outro hábito bastante comum e instintivo é lamber os próprios lábios e focinho. 

istock

A razão pela qual um cachorro passa a língua sobre o seu próprio focinho é oferecer mais informações para o faro, como também tentar limpar as moléculas de odores do nariz para poder aprender mais sobre o seu ambiente.

Tudo porque os cães possuem na boca o que é chamado de órgão de Jacobson ou órgão vomeronasal. Esse é um órgão olfatorial auxiliar que interpreta as moléculas de odor que o focinho não consegue discernir. Ao limpar essas moléculas do focinho trazendo-as para a boca, o cão pode receber uma grande quantidade de informações ao seu redor.

Além disso, o órgão de Jacobson é vital na detecção de feromônios no ambiente, por exemplo. Ele pode ajudar cães em idade de procriação a encontrarem um par e pode ajudar um filhote a encontrar sua mãe.

O hábito das lambidas remete aos antepassados dos cachorros: os lobos, que também lambem como forma de reconhecer quem é da sua matilha. 

Seu cão quer saber onde você esteve, e com quem você andou!

Então, quando o seu cãozinho lhe dá uma lambida assim que você chega em casa, além de ser uma maneira de ele demonstrar que está realmente feliz em te ver, ele pode estar tentando farejar por onde você esteve e com quem se relacionou.

A lambida também pode ser uma demonstração de reverência. Segundo o zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão.

Outras dicas sobre seu cãozinho