Sustentabilidade no Espaço: foguetes reciclados existem e já foram lançados

As empresas de transporte espacial dos Estados Unidos, SpaceX e  Blue Origin, fizeram algo que está revolucionando a história dos lançamentos de foguetes: deram um jeito de reutilizar uma nave espacial, de forma a economizar dinheiro e não jogar peças fora.

O Falcon 9, que é parte da missão SES-10, da SpaceX, já foi lançado uma vez e, agora, será reutilizado. Dessa vez, a nave “reciclada” – que já foi lançada – tem a missão de levar um satélite de comunicações comerciais acoplado para uma órbita geoestacionária para expandir sinais de televisão, internet e celular na América Latina.

Foguetes reutilizados

Milhões de dólares são desperdiçados nas peças de foguete que são descartadas após os lançamentos. Isso porque a maior parte dos foguetes pega fogo logo quando retorna à atmosfera terrestre.

“Se pudermos descobrir como reutilizar foguetes, assim como aviões, o custo do acesso ao espaço vai ser reduzido em até 100%. Um veículo totalmente reutilizável nunca foi feito antes. Esse é o avanço fundamental necessário para revolucionar a viagem ao espaço”, disse Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX.

Foguetes: exploração do Universo