Telescópio captura imagem mais detalhada da superfície do Sol até hoje

por | fev 20, 2020 | Ciência

O Telescópio Solar Daniel K Inouye (DKIST, na sigla em inglês), que pertence ao Observatório Solar Nacional (NSO), dos Estados Unidos, registrou recentemente a imagem mais detalhada da superfície do Sol obtida até hoje.

Localizado no topo do vulcão Haleakala, de 3 mil metros de altura, na ilha havaiana de Maui, o telescópio capturou em foto e vídeo imagens que mostram as estruturas da superfície solar. O astro possui cerca de 1,4 milhão de quilômetro de diâmetro e cada estrutura mede, pelo menos, 30 km.

Como é a superfície do Sol

Um dos detalhes mais impressionantes que pôde ser observado com a imagem inédita é que a superfície do Sol se movimenta.

O vídeo acima mostra como cada uma das células se mexe: a parte brilhante indica o material solar em ascensão e as linhas mais escuras, ao redor, são o plasma resfriando a afundando.

O DKIST possui um espelho de 4 metros, que é o maior do mundo em um telescópio solar. Quando ficar completamente pronto, poderá, no futuro, capturar estruturas com tamanhos ainda maiores.

Além de fazer registros impressionantes, o objetivo do telescópio é ajudar a entender as tempestades solares que disparam partículas energizadas em direção da Terra, o que pode afetar equipamentos usados no dia a dia, como satélites de GPS e a rede elétrica.

Imagens incríveis do espaço