Se você se encontra diante da dúvida se pode ou não sentir uma dor em breve, saiba que tal receio é muito mais dolorido do que o possível incômodo real. Pelo menos é o que aponta um estudo publicado pela revista científica Nature realizado com 45 participantes.
De acordo com os estudiosos, estar ciente de que há uma chance de levar um choque elétrico pode ser mais estressante do que ter absoluta certeza de que o choque virá de fato. A possibilidade de 50% de levar um choque provoca “significativamente” mais estresse do que ter 0% ou 100% de certeza.
Para chegar à conclusão, os voluntários do experimento foram orientados a jogar um game de adivinhação com a possibilidade de levar um pequeno choque caso errassem um palpite. Os níveis de incerteza aumentavam a medida em que os participantes jogavam, gerando cada vez mais estresse.
Segundo os autores do trabalho científico, os resultados podem ser levados a situações cotidianas como, por exemplo, em uma entrevista de emprego.

Se uma pessoa se sente mais calma quando pensa que o trabalho está fora de seu alcance ou se sente mais confiante em conquistar a vaga, os níveis de estresse serão maiores entre aqueles que estão inseguros em relação ao resultado, uma vez que a incerteza é o que nos deixa mais ansiosos.
A pesquisa ainda indicou, por outro lado, que os participantes que apresentaram maior estresse também se mostraram mais atentos e capazes em fazer boas avaliações e julgamentos de situações.
Mistérios sobre o cérebro
- Nosso cérebro está diminuindo: cientistas respondem se é bom ou ruim
- Por que a língua arde ao comer pimenta? Explicação está no cérebro
- Cientistas descobrem que nosso cérebro trabalha em 11 dimensões