Dizem que o primeiro passo para a reabilitação é admitir que tem um problema. Mas como dar o primeiro passo se a ciência segue anunciando motivos para continuarmos com nosso vício?
A cafeína é uma das drogas mais consumidas pela sociedade e uma das mais estudadas pela comunidade científica, que a cada dia descobre um novo benefício do combustível da sociedade moderna.
Luta contra o câncer
Em estudos anteriores, a medicina e a ciência exploraram a relação entre cafeína e a prevenção do câncer de vários tipos, do câncer de pele ao câncer de fígado.
Um estudo recente realizado pelos pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute soma outra variação da doença à lista: o câncer de cólon, um dos cinco tipos de câncer mais comuns nos Estados Unidos. O estudo concluiu que o consumo regular de bebidas com cafeína pode prevenir que o câncer volte depois que o paciente recebe o tratamento adequado.
O estudo foi realizado com 1000 pacientes com câncer de cólon em estágio III que já estavam submetidos a tratamentos. Charles S. Fuchs, diretor do Centro de Câncer Gastrointestinal do Instituo Dana Farber, afirmou que foi observado que os pacientes que bebiam café apresentaram um risco menor de volta do câncer e uma taxa de sobrevivência e possibilidade de cura muito mais elevadas.
Quantas xícaras de café você deve beber por dia?
Este parece ser um caso em que a moderação não é a melhor opção. Segundo o que foi observado no estudo, uma única xícara de café não teve praticamente nenhum impacto sob os pacientes e três xícaras produziram um resultado mais significativo.
O número mágico neste caso são quatro xícaras. Quem consumiu quatro xícaras ou mais de café por dia (em torno de 416mg ou mais) tive 42% menos probabilidade de volta do câncer em comparação com os pacientes que não tomaram café. Além disso, esses pacientes tiveram 34% menos probabilidade de morrer de câncer e outras causas.
Mas não vá correndo até seu médico pedindo que ele te receite doses diárias de café. Apesar dos resultados otimistas, Fuchs não está convencido de que o café deve ser incorporado ao tratamento. Seu conselho é “se você toma café e está recebendo tratamento contra câncer de cólon, não pare de tomar. Mas, se você não toma café e está pensando em começar, converse antes com seu médico.”