Você é mais inteligente que a média das pessoas? Veja estes 9 sinais

Quando se fala em inteligência, estudar, ler, compreender e interpretar é fundamental. Mas aquele papo de predestinação pode ser verdadeiro: há alguns sinais que indicam nível mais alto de QI.

Se você tiver um ou mais deles, pode se considerar sortudo – ou, melhor, inteligente.

Irmão mais velho

Irmãos mais velhos tendem a ser mais inteligentes porque, quando os pais têm o segundo filho, ele acaba auxiliando na criação do mais novo. Isso ajuda o mais velho a desenvolver os próprios conhecimentos. Um estudo realizado com 250 mil noruegueses entre 18 e 19 anos constatou que é comum que o irmão mais velho tenha 2.3 pontos a mais de QI que os mais novos.

Mais magro

Pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 20 podem ter uma memória melhor que pessoas com IMC maior que 30, segundo uma pesquisa francesa. Num teste de vocabulário, os mais magros acertaram 56% das palavras – contra 44% das pessoas acima do peso.

Canhoto

Pesquisadores da Universidade de Atenas (Grécia) chegaram à conclusão que canhotos podem ter “melhor memória, mais flexibilidade mental e conhecimentos espaciais”. A criatividade, ou ponto de divergência, seria crucial: eles têm a habilidade de gerar novas ideias a partir de um único ponto de partida, de forma rápida e eficaz.

Bem humorado

Os comediantes têm mais um motivo pra rir: especialistas indicam que eles têm uma média de 20 pontos a mais de QI que pessoas ‘normais’ (ou seja, mais sérias). Além disso, o bom senso de humor está relacionado à criatividade, à habilidade de se comunicar e até a um certo tipo de sedução.

Shutterstock

Altura

Há alguns anos, especialistas da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Michigan descobriram que as pessoas mais altas têm salários mais altos. A hipótese apontava para um suposto preconceito do mercado de trabalho em relação aos mais baixinhos. Mas, ao analisar diversos dados como salários, experiência educacional, peso, altura e níveis de QI de diversos britânicos, desde os anos 1970, duas pesquisadoras da Universidade de Princeton constataram que, sim, a altura pode ser indicativo de mais inteligência.

Notívagos

Se você é daqueles que fica até altas madrugadas acordado, eis uma boa notícia: você pode ter QI superior aos ‘matutinos’. Segundo pesquisa da Universidade de Madri, os ‘corujas’ têm salários melhores e vivem uma vida mais confortável.

Timidez

Somos acostumados a ouvir que a timidez deve ser constantemente enfrentada. Mas, de acordo com o The Gifted Development Center, 75% das pessoas com um QI acima de 160 é considerada tímida.

Amamentação

Quanto mais o bebê for amamentado, mais inteligente ele pode ficar. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas fizeram análise com mais de 6 mil bebês ao longo de 30 anos. Os resultados mostraram que crianças que foram amamentadas por um período de 12 meses tinham pelo menos quatro pontos de QI a mais que os bebês que só mamaram por um mês. “Nosso estudo também tem impacto a nível individual e social, melhorando o nível de escolaridade”, disse um dos pesquisadores, Bernardo Lessa Horta, à revista Pais & Filhos.

Shutterstock

Curioso

Curiosidade não mata ninguém: de acordo com a Harvard Business Review, ela é tão importante quanto a inteligência. “Pessoas com alto quociente de curiosidade são mais inquisidoras e abertas a novas experiências”, disse a publicação. Além disso, pessoas curiosas têm ideias mais originais e tendem a ser contra o conformismo.

Veja mais: 10 coisas que distinguem os gênios