Você escuta músicas depressivas quando está triste? Existe um motivo para isso

Se você não tira a Adele da sua playlist, ou adora bandas góticas, daquelas com sons bem tristes e depressivos, não fique preocupado. Isso não quer dizer que você tenha propensão a um sofrimento “extra”, ou que não consiga ver o colorido da vida. O fato é que inúmeros estudos realizados nos últimos anos vêm demonstrando que as músicas tristes, na verdade, fazem bem ao nosso metabolismo, ajudando corpo e mente a encontrarem maior equilíbrio. Entenda melhor.

Um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, concluiu que escutar canções deprê ajuda o cérebro a liberar o hormônio prolactina. E sabe para que serve a prolactina? Justamente para nos ajudar a superar períodos de dor ou estresse. Ou seja, ouvir músicas “de fossa” quando estamos numa pior realmente nos ajuda a lidar com este período.

Os japoneses também se interessaram pelo assunto. A Universidade de Tóquio, em parceria com o Instituto de Ciências do Cérebro Riken, conduziu uma pesquisa com pessoas submetidas a músicas clássicas com melodias tristes ou até mesmo lúgubres. Elas então tinham de descrever em poucas palavras as emoções que sentiam durante as músicas.

Mesmo cientes de que as emoções às vezes eram negativas, como melancolia e tristeza, as pessoas tendiam a gostar das melodias. Isso se explica pelo fato de que essas emoções podem ser controladas e analisadas “de fora”, ao contrário do que acontece quando estamos REALMENTE tristes ou malancólicos. Ou seja, as músicas “depressivas” ajudam as pessoas a reconhecer e lidar com seus próprios sentimentos, e até mesmo com o sentimento de terceiros.

Já o neurocientista canadense Robert Zatorre, da Universidade McGill, identificou a liberação de dopamina no cérebro de pessoas submetidas a músicas “de fossa”. A dopamina é justamente uma substância liberada em momentos de prazer, como comer e fazer sexo. Aliás, ela é costumeiramente citada em estudos sobre uso de drogas e abuso de álcool. Ou seja: para muitas pessoas, escutar músicas tristes provoca prazer.

Portanto, se você é gótico, emo,  ou mesmo fã da Adele ou do Ed Sheeran etc. pode ficar tranquilo. Você só está cuidando bem de você!

Quer o contrário? Veja as 10 músicas mais felizes de todos os tempos, segundo a ciência