Muitos de nós acordam com apenas uma coisa na cabeça: café. Ou pelo menos alguma bebida com cafeína para começar o dia. Mas e se te dissermos que você tem bebido o seu café da forma errada esse tempo inteiro?
Leia também:
Um novo motivo para preparar mais uma xícara de café
#1 – Todos nós temos um relógio biológico interno, chamado “ritmo circadiano”, que regula muitos processos no nosso corpo, incluindo o quão sonolentos ficamos durante o dia. Esse relógio também controla a liberação de um hormônio chamado cortisol, por vezes chamado “o hormônio do estresse”, porque é secretado em níveis altos durante momentos de tensão.
#2 – O cortisol também está relacionado ao seu estado de alerta durante o dia. E coincidentemente, entre as 8 e 9 da manhã, seu nível de cortisol atinge seu ponto máximo. Isso significa que seu corpo tem um mecanismo natural para te acordar. E enquanto você pode pensar que a cafeína pode complementar esse mecanismo, cientistas descobriram que tomar café ou energéticos durante o pico de produção do cortisol diminui muito o efeito da cafeína e cria uma tolerância maior à droga a longo prazo. Sendo assim, sua “onda” é menor e você precisa de mais cafeína para ficar acordado.
( “Hora do café!”)
#3 – Por esses motivos, beber café depois do aumento de cortisol, às nove da manhã, é provavelmente melhor.
#4 – Cientistas acharam outros horários em que o cortisol também aumenta: entre 12h e 13h, e 17h30 e 18h30, o que significa que é melhor você beber seu café fora desses horários.
#5 – E se você acorda extremamente cedo ou muito tarde? Você deveria beber café logo que acordar? Cientistas descobriram que níveis de cortisol aumentam por volta de 50% logo depois que você acorda, independente do horário. A ciência diz para esperar pelo menos uma hora para pegar sua xícara de café e então seu corpo estará otimizado para funcionar!