Austrália não está no lugar certo do mapa; entenda fenômeno que causa “erro”

por | out 6, 2016 | Mundo

Até o final do ano, a Austrália mudará as coordenadas do país para, finalmente, ficar no lugar certo no mapa-múndi. Por conta do movimento das placas tectônicas, o país se desloca 6,85 centímetros mais para o Norte a cada ano e, apesar de não alterar muito a vida da população, os ajustes geram bastante curiosidade. Leia mais a seguir.

Mudança de coordenadas da Austrália

Shutterstock

O país está se organizando para mudar a longitude e a latitude de seu território. Isto porque ele fica sobre uma das placas tectônicas que se movimentam rapidamente e causam deslocamento das porções da Terra – e, só na Austrália, isso já aconteceu quatro vezes nos últimos 50 anos. 

A distância “errada” atual da Austrália é de 1,5 metro – o que, segundo a BBC, representa a distância de um salto de um canguru, animal tipicamente australiano. O reajuste, entretanto, será de 1,8 metro, para atualizar a medida prevista em janeiro de 2020.

“Esta é a quarta vez que fazemos isso nos últimos 50 anos”, disse o representante do Geoscience Australia, órgão do governo que atualiza essas coordenadas, Daniel Jaksa, ao jornal britânico The Guardian. “O que estamos fazendo de forma diferente é que estamos colocando as linhas de latitude e longitude mais ao norte-nordeste, onde a Austrália estará em janeiro de 2020”.

Impactos

O principal impacto dessa movimentação do país é no sistema de localização, o GPS. O Google Maps terá que atualizar os seus serviços. 

Mas, os moradores não precisarão se preocupar quando programarem seus GPS para encontrar ruas, pois estes já têm uma margem de erro maior do que 1,5 metro. 

Jaksa explicou ainda à BBC que na Austrália é comum o uso de tratores automatizados, sem motoristas, que dependem de coordenadas certas para funcionarem. Daí, a importância de se atualizar os dados, por exemplo.

Curiosidades sobre o Planeta Terra