Diana não foi a 1ª Spencer a mexer com a realeza: cargos, pretendente para rainha e mais

Diana Spencer, a Princesa de Gales, foi considerada por muitos uma verdadeira pedra no sapato da família real britânica. Além de ter quebrado vários protocolos, Lady Di ainda protagonizou, com o Príncipe Charles, um dos mais escandalosos divórcios da monarquia.

E se você é fã da família real e se interessa pelas curiosidades que envolvem a rainha e seus familiares, pode acompanhar mais alguns detalhes sobre eles na série Royals dentro do VIX Filmes e TV, nosso streaming gratuito que pode ser acessado via web, em aplicativos para celular e dispositivos como Amazon Fire, Apple TV, Roku e Android TV. Também é possível transmitir diretamente do smartphone para o Chromecast e diferentes marcas de Smart TV. Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar. Para abrir a plataforma na web basta acessar www.vix.com/tv em qualquer lugar do mundo.

Mas Diana não foi o único membro da aristocrática família Spencer que abalou a realeza britânica ao longo dos séculos. Conheça as histórias de outros personagens menos conhecidos, mas que também tiveram impacto na família real:

Robert Spencer

Robert Spencer, segundo conde de Sunderland, começou a se destacar na década de 1670, quando orquestrou o pacto secreto do rei Charles II (foto abaixo), da Inglaterra, com a França.

Ele foi responsável por garantir grandes pagamentos da corte francesa para Charles II e para si mesmo, sendo mais tarde recompensado com o cargo de secretário de Estado.

Mais tarde, Robert Spencer se aproximaria também de James II, que assumiu o trono da Inglaterra após a morte de seu irmão, Charles II, que não deixou herdeiros diretos. Ele se tornou um dos conselheiros mais próximos do rei, mas seria dispensado posteriormente.

Em 1688, James II (foto acima) foi deposto pela Revolução Gloriosa, trazendo sua filha Mary e seu marido, William, Príncipe de Orange, (com quem Spencer havia conspirado) ao trono. Novamente, o conde foi recompensado com o posto de Lord Chamberlain antes de se aposentar da vida pública em 1697.

Georgiana Spencer

Filha de John, o primeiro conde Spencer e sua esposa, Margaret, Georgiana Spencer se casou com William, duque de Devonshire, e fez uso da sua influência como socialite para contribuir para a política, ciência e literatura.

Famosa por seus eventos sociais repletos de figuras importantes, Georgiana era amiga próxima de George IV, então Príncipe de Gales, que mais tarde se tornaria rei da Inglaterra.

John Spencer

Pai de Diana, John Spencer foi, na década de 1940, capitão do Royal Scots Greys durante a Segunda Guerra Mundial. Belo e charmoso, era considerado um dos solteiros mais cobiçados da época.

De acordo com o documentário “When the Spencers Met the Monarchy”, John foi até visto uma vez pelo palácio como um pretendente da futura Rainha Elizabeth II. Ou seja: o pai de Lady Di teria sido cogitado como um possível marido para a mãe do Príncipe Charles.

Sarah Spencer

Sarah Spencer (ou Lady Sarah McCorquodale, após seu casamento) é filha de John Spencer e, consequentemente, a irmã mais velha da Princesa Diana.

Apesar de pouco conhecida, também teve um importante papel na história da monarquia britânica, mesmo involuntariamente. Foi ela que aproximou Lady Di do Príncipe Charles.

Em 1977, quando tinha 22 anos de idade, Sarah iniciou um romance com Charles. O relacionamento, no entanto, não vingou. Aos repórteres, ela chegou a declarar: “Eu não me casaria com um homem que não amasse, fosse um lixeiro ou o rei da Inglaterra. Se ele me perguntasse, eu recusaria”.

A breve convivência entre Charles e Sarah, no entanto, fez com que o Príncipe de Gales conhecesse Diana. E mesmo antes do casamento real, Sarah já havia subido ao altar com Neil Edmund McCorquodale, com quem está até hoje.

Quer saber mais sobre as regras e os protocolos da Família Real Britânica? Veja o vídeo abaixo e conheça mais profundamente os mandamento da realeza:

Princesa Diana