Dicas para viajar barato sem abrir mão da aventura

Conhecer novos lugares, ampliar horizontes culturais, relaxar, se divertir e conhecer pessoas novas. Viagens são capazes de trazer todas essas experiências e mudar a vida de quem se aventura em uma trip. Contudo, nem sempre é possível embarcar em um passeio desse tipo, já que muitas vezes o investimento é alto. Mas existem alguns truques que podem ajudar a viajar gastando pouco.

Leia também

Checklist de viagem: o que não pode faltar na mala

Seis destinos relaxantes para viajar sozinha

Como planejar uma viagem de ônibus para não passar perrengue

Planejar com antecedência, ficar de olho em promoções-relâmpago e outros cuidados são essenciais. Mas engana-se quem pensa que para viajar barato é preciso optar por viagens nacionais ou de ônibus. Para ajudar na tarefa de montar um roteiro bem em conta, o diretor de marketing do comparador de viagens Mundi, Rodrigo Waissman, lista algumas dicas.

Como viajar gastando pouco

Dependendo do destino, ir de avião pode sair mais em conta do que de ônibus (Créditos: Thinkstock)

Ônibus ou avião?

Diferente do que a maioria pensa, nem sempre a passagem de ônibus é mais barata do que de avião. “Em determinados trechos e situações, conseguimos encontrar passagens aéreas mais baratas do que as passagens rodoviárias”, afirma o especialista. Por isso, é sempre importante pesquisar muito bem, em todas as companhias aéreas. Além disso, prime pelo conforto. “Quando consideramos o tempo de deslocamento e desgaste do passageiro, a viagem de avião torna-se ainda mais interessante. A não ser que você queira curtir a estrada, não faz sentido levar um dia inteiro para ir do Rio a Salvador quando você pode fazer todo o trajeto em menos de três horas”.

Viagem nacional ou internacional?

Não é difícil encontrar uma viagem nacional mais cara do que uma internacional, ainda mais no Brasil, um país de dimensões continentais. “Uma pessoa querendo sair de Porto Alegre para Montevidéu ou Buenos Aires pode conseguir passagens aéreas significativamente mais baratas do que para a região Norte do Brasil, ou mesmo muitas cidades do Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, por exemplo”, avalia Waissman.

Como pagar menos na passagem?

As passagens aéreas em promoção são excelentes para quem tem flexibilidade de datas para viajar e podem fazer muita diferença no valor investido. Mas boa parte das pessoas tem uma flexibilidade limitada e, nesse caso, é importante começar a acompanhar os preços o mais cedo possível. “Se você quer planejar, faça com antecedência. O que se deve evitar é deixar para comprar em cima da hora”. É possível acompanhar os valores em um comparador de preços, como o Mundi. Essas páginas de serviço costumam analisar sites de diversas companhias aéreas e agências de viagem, economizando tempo de pesquisa.

Companhias aéreas costumam fazer promoções-relâmpago de passagens com preços bem acessíveis (Créditos: Thinkstock)

Veja mais alguns truques

  • Voar na baixa temporada costuma ser uma boa opção para economizar. Em determinados períodos, a diferença de um dia na ida ou na volta pode resultar em muita economia.
  • Se for viajar para o exterior, fique de olho na situação da moeda local em relação ao real para as suas despesas.
  • Pense nos gastos como um todo, além das passagens aéreas e hotéis. Onde você pretende fazer as refeições? Quais atrações vai visitar? Como vai se movimentar na cidade ou entre as cidades visitadas?
  • Fazer um orçamento simples é sempre uma boa ideia, e a internet está aí para fornecer uma infinidade de informações sobre os lugares. Coloque tudo na ponta do lápis.

Se você planeja viajar de carro, o vídeo mostra tudo que é preciso revisar no veículo antes de pegar a estrada. Assista, regule os itens e faça uma viagem mais segura!