Em feriados prolongados, o que as pessoas querem é aproveitar. Contudo, para curtir sem preocupação é preciso se precaver em relação à segurança da casa. O especialista e gerente de projetos de segurança do Grupo, Niv Yossef, oferece dicas para aproveitar o feriado sem sustos.
Leia também
O que não pode faltar na mala de viagem
Primeira viagem do bebê pede cuidados
Checklist básico para viagens à praia
- Avise um ou dois vizinhos que o imóvel ficará vazio. Se possível peça para esse mesmo vizinho ou para que um familiar visite a casa pelo menos uma vez para se certificar que está tudo bem.
- Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo para informarem alguma ocorrência.
- Não passe informações da sua viagem (local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou prestadores de serviços. Informe apenas pessoa da sua confiança.
- Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver e verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.
- Não deixe as luzes acesas durante o dia, porque isso significa ausência de moradores.
- Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
- Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria.
Além de garantir a segurança da casa, é preciso checar se está tudo certo com o carro. Assista ao vídeo e veja no que ficar de olho: