
Recentemente, a rainha Elizabeth recebeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, em um jantar oficial no palácio de Buckingham e um detalhe nos looks das mulheres da realeza foi o que mais chamou a atenção no evento.
Tanto a rainha, quando Kate Middleton e Camilla Parker estavam usando branco, mas essa não foi a primeira vez que elas elegeram a cor para recepcionar um líder de estado. A primeira-dama dos EUA seguiu a mesma tendência. Entenda a escolha!
Jantar que a rainha ofereceu a Trump

Trump é o 12º Presidente dos EUA – dos 13 que estiveram no cargo durante o seu reinado – que a rainha encontrou, mas é apenas o terceiro a ser convidado para a cerimônia oficial (e cheia de pompa) no palácio.
Antes dele, George W. Bush e Barack Obama também foram convidados a participar de um jantar oficial ao lado da rainha e da família real.
Nos Banquetes de Estado, todos os homens devem seguir o código de vestimenta das decorações em gravata branca, ele é obrigatório para os convidados da rainha.
O mesmo não acontece com as mulheres. Embora tenham que usar um vestido de baile completo, não é obrigatório que a peça seja branca.
No entanto, todas as mulheres, tanto da família real, quanto a primeira-dama dos Estados Unidos, vestiam branco no evento de gala e o mistério em torno da cor, ficou no ar.

A rainha Elizabeth, a primeira-dama Melania Trump, a duquesa da Cornualha e esposa do príncipe Charles, Camilla Parker, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, a princesa real Anne, filha da rainha, e Lara Trump, nora e assessora do presidente, usaram vestidos branco. Mas por que elas escolheram essa cor?
Mulheres da realeza de branco: razões para a escolha
A escolha das mulheres pelos trajes brancos fez muita gente pensar que os looks foram combinados, mas de acordo comentaristas e especialistas da realeza, dificilmente isso aconteceu.
Esta não é a primeira vez que a rainha Elizabeth escolhe um look branco para receber um presidente durante um banquete de Estado.
A monarca também usou a mesma cor no jantar com Barack Obama. A primeira-dama na época, Michele Obama, fez a mesma opção que Melania fez agora em 2019.

Para receber George Bush, ela também escolheu um vestido em um tom clarinho, off-white com detalhes em dourado.

Em outras ocasiões formais com o mesmo presidente, ela optou pelo branco mais evidente:

Por este motivo, uma das hipóteses dos especialistas para que a cor tenha sido escolhida pela rainha é que o branco simboliza a paz entre os Estados Unidos e o Reino Unido.
Outra explicação seria a sobriedade e elegância da cor, certeira para um evento festivo e formal como esse. Enquanto muitas mulheres pensam em uma roupa preta como primeira opção quanto o objetivo é estar elegante e discreta, para a rainha a tonalidade é raramente usada, já que está ligada ao luto.
A explicação para as outras mulheres usarem a tonalidade, além de ser um tom elegante que funciona para elas também, seria seguir a “regra” que Elizabeth já instituiu nos anos que passaram. Como a rainha costuma usar branco nos encontros com os presidentes, as mulheres da realeza podem ter sacado a tendência e “imitado” a monarca.