Kate Middleton recentemente deu à luz seu terceiro filho, e embora ela e o príncipe William ainda não tenham revelado muitas informações sobre a criança, já se sabe que o novo descendente será um plebeu e não um membro da nobreza, pelo menos por enquanto.
Bebê real: plebeu ou nobre?

A especialista em temas da realeza Marlene Koenig, que também é uma historiadora e escritora do blog Royal Musings, revelou o título completo com o qual provavelmente passa a ser chamado o bebê real.
Em uma entrevista à revista mensal norte-americana Town & Country, ela disse que o tratamento é “Sua Alteza Real Príncipe [nome] do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”.
A especialista também revelou outras opções prováveis: “crianças da realeza são ‘estilizadas’ de forma diferente se são filhos de um duque real”, explicou Koenig. “Neste caso poderia ser Sua Alteza Real Príncipe [nome] de Cambridge, ou Sua Alteza Real a Princesa [nome] de Cambridge”.
Isso porque o príncipe William e Kate Middleton são o duque e a duquesa de Cambridge.
Se o bebê terá título de príncipe, por que é um plebeu?

“Tecnicamente, o próximo bebê real será um plebeu, pelo menos por enquanto”, explicou a historiadora. “Parece complicado, mas no Reino Unido, as únicas pessoas que não plebeus são Soberano e os pares do reino, como Duque, Marquês, Conde, Visconde e Barão”.
Ele não é o único plebeu da realeza

O bebê real não é o único plebeu da realeza. Seu pai, o príncipe William, não é um plebeu – pois ele é um duque – mas seu tio, o príncipe Harry, é. Isso pode mudar, entretanto, se a rainha conceder um título em comemoração ao casamento de Harry com Meghan Markle, algo que faz parte das tradições.
Marlene destacou em seu blog que, no Reino Unido, os títulos são baseados no Direito Comum inglês (Common Law, em inglês), do qual vem a palavra “plebeu” (commoner, na mesma língua).
E ela lembrou novamente que “as únicas pessoas no Reino Unido que não são plebeus são os pares do reino (não seus filhos) e o Soberano”. Isso deixa todos os outros excluídos, incluindo príncipes e princesas.
Por fim, acrescentou que, mesmo Harry sendo um príncipe e alteza real, “ele é um plebeu. Ele não é um par do reino”.
Em relação ao novo membro da família real, Marlene brincou um pouco na entrevista à Town & Country. “Eu não acho que o bebê terá um papel importante por alguns anos, além de aparecer bonito em fotos de família!”.
*Traduzido do artigo original escrito por Gabriela Nava, do VIX Espanhol
Mais sobre a família real britânica
- Ela é o verdadeiro tesouro britânico: estudo revela valor da Rainha, Kate e cia.
- Como um novo bebê mexe na linha de sucessão do trono real: títulos e mais
- 7 hábitos estranhos da dieta da família real: 1 alimento é proibido