O programa canadense Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP – Futuros Líderes nas Américas), abre bolsas de estudo anualmente desde 2009. São mais de 400 vagas para alunos da América Latina que sejam estudantes de graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado), regularmente matriculados em qualquer área do conhecimento (engenharia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia, entre outras).
A bolsa pode ser usada para estudar ou para realizar alguma pesquisa ou projeto, como fez a engenheira de computação Pamela Martinez, de 25 anos. A jovem viajou em 2015 para dar continuidade a sua iniciação científica na área de desenvolvimento de Wearables (eletrônicos “vestíveis”, na Universidade Britânica da Colúmbia (UBC)).
“Foi uma ótima experiência. Conheci diversas pessoas, pude realizar testes de campo e ainda aprimorei meu inglês. Foi essencial para o meu crescimento tanto pessoal como profissional, principalmente porque conheci e aprendi a trabalhar com tecnologias que eu nunca tinha usado”, revelou Pamela ao Vix.
Atualmente, as instituições canadenses pagam 7200 dólares canadenses (cerca de R$ 16 mil) durante 4 meses e 9700 dólares canadenses (por volta de R$ 22 mil) por 6 meses, dependendo do tipo de atividade que vai ser realizada lá.
O dinheiro deve ser utilizado com transporte aéreo, visto, seguro-saúde, livros, equipamentos (exceto computadores) e moradia.
De acordo com Pamela, o pagamento foi feito corretamente, com apenas um contratempo: caiu na conta só depois de um mês, o que fez com que ela fosse obrigada a se bancar durante os primeiros 30 dias no país.
Bolsa para estudar no exterior: como conseguir
O projeto – que tem início a partir de junho de 2017 – é parte do programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) e é realizado por meio de parceira entre instituições latino-americanas e canadenses.
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 25 de abril.
Mais informações podem ser vista pelo site do Consulado do Canadá no Brasil e na página oficial do programa de bolsas no exterior.
“O Canadá é um país é muito organizado e seguro. As pessoas são educadas, a cidade é muito bonita e tem um excelente transporte público”, conta. “Voltaria e moraria lá, sem dúvida”, conta Pamela, com saudades.
Estudar fora do país
- Estudar no exterior: veja 7 dicas para se dar bem no intercâmbio
- Benefícios do intercâmbio para quem está há mais tempo no mercado
- 4 vivências incríveis que só quem já fez (ou faz) intercâmbio experimenta