Qual é a chance do filho de Meghan e Harry virar príncipe ou rei, já que nasceu plebeu?

Não é só a alegria de ter um novo herdeiro que agita a vida da família real britânica e, especialmente, dos papais de primeira viagem Meghan Markle e Príncipe Harry.

Após o nascimento, muita gente se questionou: será um príncipe, automaticamente? E quais são as chances de se tornar rei? Ou seja, qual é a posição na linha de sucessão ao trono britânico?

Filho de Meghan e Harry: linha de sucessão

O nascimento do bebê de Meghan e Harry já causou um certo ajuste na linha de sucessão da Coroa britânica. O bebê ocupará o sétimo lugar à espera do trono, hoje ocupado pela Rainha Elizabeth II.

Isso porque, atualmente, a sequência se dá assim: príncipe Charles, príncipe William, príncipe George, princesa Charlotte, príncipe Louis e príncipe Harry. O filho de Harry viria automaticamente atrás dele.

O bebê, então, arrasta Príncipe Andrew, duque de York, e suas filhas Princesa Beatrice e Princesa Eugenie ( que se casou recentemente) para uma posição mais distante do trono.

Ou seja, isso significa que é muito improvável que ele ocupe um dia essa posição.

Será príncipe?

Apesar de Harry ser um príncipe, o bebê real já segue um protocolo diferente: não será um príncipe, mas terá, possivelmente, um título de “Lord”. Ele nasce, na verdade, um plebeu, já que só receberá títulos de nobreza (duque, conde, etc.) quando eventualmente se casar.

Isso só mudará se uma regrinha feita pela Rainha Elizabeth para os filhos de William e Kate for aplicada também a Harry. No texto, ela “libera” que todos os filhos do casal sejam chamados de príncipe ou princesa, títulos aplicados a Charlotte e Louis apenas por causa desse decreto.

Isso porque, segundo as leis britânicas, o título só seria garantido a um membro da família real caso ele fosse filho do Rei ou primeiro filho do primeiro filho do Rei.

É bastante provável que isso aconteça, já que há várias exceções: o próprio Harry é uma delas e as princesas Eugenie e Beatrice também.

Será que o filho de Meghan e Harry também receberá essa “honra” de ser mais um príncipe no mundo?

Família real britânica